Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Começando a praticar – que tal meditar os sons?

Essa prática é bem lúdica, ótima para começar. Vamos precisar do som de um sino, que pode ser um sino físico como este, ou som de aplicativo de celular (apps marcadores de tempo para meditação, geralmente, possibilitam programar por quantos segundos o sino soará – como o grátis Meditation Timer por exemplo).

Você pode seguir as instruções do texto abaixo ou mostrar o vídeo diretamente para a criança, como preferir.

O que está por trás? Ao focar os sons, a criança coloca toda sua atenção em um só ponto, treinando a concentração.

Explique à criança que você tocará o sino e que o som vai ir diminuindo aos poucos. Convide-a a prestar atenção ao som do princípio ao fim, e ver se consegue notar o exato momento em que ela não escuta mais nenhum som. Será que a gente consegue perceber o momento em que não dá mais para ouvir o sino? Vamos tentar?

Pergunte à criança: deu para perceber o momento em que não dava mais para escutar o sino? Vamos tentar mais uma vez?

Antes de tocar o sino mais uma vez, converse com a criança se ela tem alguma ideia de como escutar melhor. As vezes, espontaneamente, as crianças sugerem fechar os olhos Se não, direcione: Se a gente quiser prestar ainda mais atenção ao som, o que podemos fazer com nossos olhos? Convide-a a fechar os olhos e toque o sino mais uma vez.

Pergunte à criança: deu para notar o momento que não se escuta mais o som do sino? Foi mais fácil de olho fechado ou de olho aberto?

Em geral, fechar os olhos aguça a audição, provavelmente, as crianças dirão que é melhor de olhos fechados. Diga à criança que você tocará o sino mais uma vez e que agora farão uma brincadeira. No momento exato em que vocês não conseguirem mais escutar o sino, levantem o braço e abram os olhos (se estiverem de olhos fechados). Explique que o momento poderá variar de pessoa a pessoa e que não tem certo ou errado. Faça junto com a criança, levantando o braço quando não ouvir mais o som do sino. Vocês perceberão que, provavelmente, cada um terá seu tempo.

Por fim, para terminar a sessão, a atividade será prestar atenção a todos os sons que estiverem acontecendo no momento. Explique à criança que você tocará o sino de leve (se for físico) ou com curta duração (se for aplicativo), depois do som do sino vocês continuarão prestando atenção em todos os sons que estiverem acontecendo. Provavelmente ouvirão sons da rua, do vizinho, cachorros e até mesmo sons de seu próprio corpo, se ficarem bem em silêncio pode ser que ouçam a respiração, o coração, etc. Vocês permanecem em silêncio por uns 30-40 segundos, só ouvindo. Ao final, pergunte à criança o que ela ouviu e conte a ela o que você ouviu.

A escuta atenta é uma atividade de meditação que pode ser praticada a qualquer momento, sem que ninguém perceba. Convide a criança a praticar quando ela se lembrar, pode ser enquanto estiver brincando, no banco de trás do carro etc.

Procurando por algo?

ÚLTIMAS POSTAGENS

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!