Mindfulness

O que é Mindfulness?

Mindfulness… palavrinha difícil de traduzir, não tem um correspondente exato em português.
Pode ser entendido como a qualidade de uma mente presente.

Ao estarmos mais presentes e inteiros, quando nos acontece algo, já estamos atentos. Não somos pegos de surpresa. Não precisamos trazer a mente de outro lugar para o presente. Ganhamos uns “segundinhos” preciosos que nos permitem processar melhor o que nos aconteceu (estímulo) e dar uma resposta pensada, a qual acreditamos ser a mais construtiva para a situação, ao invés de simplesmente reagirmos de nosso modo habitual, no “piloto automático”.

“Mindfulness significa manter uma percepção momento a momento de nossos pensamentos, emoções, sensações corporais e ambiente circundante com abertura e curiosidade.”

– MindfulSchools

Por que as praticar mindfulness?

A prática de mindfulness nos ajuda a fortalecer a habilidade de notar o que está acontecendo, enquanto está acontecendo. Quando nos sentamos para praticar a meditação, escolhemos um objeto de foco para nele apoiar a atenção. Mais cedo ou mais tarde e, em geral, mais cedo que mais tarde, nossa mente se distrairá.
Como nos propusemos a prestar atenção, temos uma chance maior de notar a distração, soltá-la, deixá-la ir e, com gentileza, retornar o foco ao objeto.

É um treino. Um treino da mente!

Por que mindfulness na educação?

Crianças e jovens enfrentam um mundo cada vez mais complexo, baseado em tecnologia e com informações vindas a todo momento, de todos os lados. Pesquisas mostram que o aprendizado da atenção plena melhora habilidades cognitivas, socioemocionais e questões de bem-estar, criando um ambiente em que desfrutam de aprendizado com mais qualidade e melhores relacionamentos.

Estudos quantitativos apontam benefícios da meditação como aumento da capacidade de foco e atenção, calma e equilíbrio emocional. Uma pesquisa na Califórnia com mais de 700 estudantes demonstrou que professores notam mudanças em seus alunos:

Fonte: MS, Oakland 2012 -937 estudantes, 47 professores

Ficou interessado?

Entre em contato com a nossa equipe