Quem Somos

Histórico MindKids

Daniela Degani é formada em Administração de Empresas pela USP e pós-graduada em Comunicação pela ESPM, tem MBA pela FIA-FGV. Em sua carreira corporativa, atuou em empresas como Microsoft, Unilever e Mead-Johnson Nutrition.

Em 2012, começou a buscar na meditação uma maneira de lidar com o estresse de conciliar os múltiplos papéis (de mãe, profissional e esposa) e de melhorar a sensação permanente de que não estava conseguindo conciliar tudo.

Em determinado momento, entendeu que as coisas não mudariam: trabalho, filhos e casa continuariam exigindo bastante dela. A mudança não viria das circunstâncias externas. O que poderia mudar era a maneira de lidar com todas essas questões.

Começou a ouvir falar sobre meditação e decidiu ler sobre o assunto. Interessou-se e percebeu que ali existia algo muito maior e que, de várias maneiras, poderia ajudar.

Em janeiro de 2012, fez seu primeiro curso, com Denise Barranco, no CEBB-SP, e decidiu colocar a prática da meditação em sua vida.

No início, assim como a grande maioria dos praticantes, teve muita dificuldade e não notou diferença, mas aos poucos foi vendo que, depois de um tempo, em situações que facilmente a tirariam do sério, estava lidando de maneira mais leve e lúcida.

Isso foi aumentando sua vontade de se aprofundar: começou a ler mais sobre meditação e decidiu participar de grupos de estudo. Aos poucos, a prática, que era irregular, foi ganhando regularidade. Cada vez mais via e colhia os benefícios e, por isso, tinha mais vontade de seguir em frente.

Começou a olhar os dois filhos mais velhos, observando seus episódios emocionais, como frustração, ansiedade com provas, desentendimentos com os colegas e como isso tudo os afetava de maneira negativa. Como mãe, queria ajudar e lhe ocorreu que talvez por meio da meditação conseguisse fazer algo.

Mas, obviamente, como o que não era fácil para ela poderia ser fácil para uma criança? Então começou a pesquisar, sem maiores pretensões, e encontrou diversos materiais sobre aplicação das técnicas a crianças a adolescentes.

Foi em Susan Kaiser Greenland que encontrou inspiração, por ter transposto mindfulness de maneira tão brilhante e sem perder a essência, mas com componente lúdico para as crianças. Leu seus livros, começou acompanhá-la mais de perto e, tempos depois, teve a oportunidade de participar de workshops com ela.

Começou a colocar em prática os ensinamentos; viu que seus filhos embarcaram e aquilo começou a fazer muito sentido. Aos poucos, foi enxergando muita mudança nas crianças (na época com 8 e 5 anos), inclusive na escola notou mudanças. Expandiu também para outras crianças, facilitando grupos com filhos de praticantes de meditação e interessados

Depois, começou a lecionar em um centro comunitário, onde percebeu que a prática de mindfulness poderia beneficiar também crianças carentes e em situação de vulnerabilidade.

Ficou sabendo por sua tutora, Jeanne Pilli, sobre o curso na Mindful Schools e decidiu estudar de modo mais profundo sobre o assunto, cada vez mais aplicando as técnicas em casa e para pequenos grupos.

Quando chegou ao fim do programa da Mindful Schools, percebeu que aquilo tudo era muito maior do que atividades de mindfulness para crianças: Era uma metodologia de ensino de mindfulness para escolas, o que, na época, já era realidade nos EUA, onde as crianças praticavam com os colegas em sala de aula. Ficou pensando em como aplicar isso aqui no Brasil e decidiu buscar lugares que assim permitissem.

Traduziu o programa da Mindful Schools no Brasil e passou a aplicá-lo em escolas brasileiras adaptando-o à nossa realidade, ensinando meditação de crianças com quatro anos de idade a alunos do Ensino Médio. Tornou-se também instrutora certificada do programa SIT (Six-Week Introductory Training in Mindfulness) do Mindfulness Training Institute, na Inglaterra, voltado a estudo e aprofundamento do ensino de mindfulness em ambientes seculares.

Além disso, é a primeira e única, até o momento, a concluir o Year Long Certification Program da Mindful Schools no Brasil e a ser parte do Mindful Schools SWIP (School Wide Implementation Program), voltado ao estudo das melhores práticas em programas de implementação de mindfulness no âmbito da escola inteira.

Hoje está à frente da MindKids, dedicando-se a ensinar e treinar educadores em mindfulness para sala de aula, ensinar a prática de meditação a crianças e adolescentes e a toda a comunidade ao redor dos estudantes, incluindo os pais. Com o envolvimento de todos, cria-se um ambiente de convívio em que crianças, adolescentes, pais e professores possam se sentir mais seguros e confortáveis.

“Todos os dias, eu acordo pensando em: Como eu posso ser útil hoje? Como podemos apoiar escolas, alunos, professores, nossas instrutoras? Sinto que talvez posso ajudar a abrir caminhos nessa visão de apoiar alunos, educadores e famílias a cultivarem desde cedo habilidades para vida, como atenção, presença, empatia e compaixão, equilíbrio emocional e, enfim, uma mente mais saudável.”

– Daniela Degan

Nossas Certificações

Nossa Equipe

Camila Chohfi

Formada em Jornalismo e Relações Públicas, especializou-se em marketing e possui experiência em multinacionais como Bain&Company, Warner Bros. e Iguatemi Empresa de Shopping Centers. Atualmente na MindKids, realiza atividades voltadas ao marketing e espera que através da cultura mindfulness, escolas e pais tenham os resultados que teve desde que seus filhos iniciaram a prática através da escola que estudam.

Marina Armani

Estudante de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de São Paulo, ama escrever e está sempre procurando aprender. Adora conhecer pessoas novas e cultivar amizades. É pesquisadora na área de tradução de língua inglesa e curiosa com todos os tipos de artes.Apoia as atividades da MindKids na parte administrativa e dando suporte no relacionamento com escolas e professores.

Daniela Degani

Fundadora da MindKids, é instrutora certificada pelo Mindfulness Training Institute da Inglaterra e única no Brasil a ter concluído o programa de certificação da Mindful Schools/EUA, referência mundial em mindfulness no ambiente educacional. Trabalhou por anos em empresas multinacionais e hoje dedica-se a ensinar a meditação a crianças e adolescentes, professores e pais, por acreditar ser assim possível dar uma pequena contribuição para criar um mundo melhor, com seres humanos mais presentes, atentos, equilibrados e, sobretudo, mais felizes.

Daniela Gutglas Eretzky

Psicóloga Clínica, Educadora Parental em Disciplina Positiva e Instrutora de Mindfulness certificada pelo Centro de Mindfulness do Brasil e pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas-USP. Atua em escolas com crianças e adolescentes, pais e capacitação de professores. Realiza também atendimento individual e em grupos ensinando Atenção Plena com o objetivo de ajudar a desenvolver habilidades como resiliência e equilíbrio emocional promovendo melhorias no bem-estar. Tem como proposito de vida compartilhar conhecimentos de mindfulness para crianças e adolescentes pois acredita levar um pouco de bem estar e plantar sementes para uma vida mais plena e saudável.

Michelle Pereira

Michelle Pereira é professora formada em Letras, sempre focada em aprender, ensinar e compartilhar conhecimento. Em 2011 se formou em Liberal Arts nos Estados Unidos. Atualmente é instrutora de Mindfulness, na Mindkids – ensinando crianças a meditar com muito amor e dedicação. É instrutora de Mindfulness certificada seguindo a abordagem MTi – Mindfulness Trainings Internacional. E também pela Mindkids, com abordagem Mindful Schools (E.U.A), com foco em meditação para a sala de aula.

Alexandra Agostinho

Formada em Administração Hoteleira. Porém, a busca pelo autoconhecimento sempre foi seu norte, e acabou se encontrando no yoga e na meditação. Estudou e profissionalizou-se nesta área com o objetivo de promover o equilíbrio e bem-estar a outras pessoas. Realizou o curso de Formação de Professores de Yoga e de Meditação, no Instituto Ísvara. Desde 2015, atua dando aulas para adultos. E em 2019, iniciou com aulas de yoga para crianças nas escolas. Atualmente, faz parte da equipe da MindKids, como Instrutora de Mindfulness.

Paula Gratão

Professora de meditação com especializações em Mindfulness, Mindful Eating e Mindfulness para crianças e adolescentes. Instrutora treinada e certificada pela Mindkids. Trabalhou por muitos anos em empresas multinacionais na área financeira, sempre teve um genuíno interesse pelo ser humano e encontrou muitas respostas através da prática e estudo da meditação. Tem nos filhos a maior inspiração para acreditar que uma próxima geração mais equilibrada mentalmente e emocionalmente saudável possa florescer e por esse motivo, atualmente, dedica-se à ensinar meditação para crianças, adolescentes e adultos.

Rosineide Bento

Psicóloga e instrutora de Mindfulness para crianças e adolescentes (Mindkids) e Mindfulness Funcional (EMF). Além dos atendimentos psicológicos clínicos, atua com grupos e Mindfulness nos contextos escolar e social. Praticante de Mindfulness em constante aprendizado e formação, busca usufruir dos benefícios da prática em seu propósito de auxiliar no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, priorizando um trabalho de impacto social com consciência, coragem e amor!

Lígia Miranda

Engenheira Química pela Universidade Mackenzie, Pós-graduada em Petróleo e Gás pela Unicamp formada no MBA Gestão de Projetos pela FGV. Mais de 25 anos atuando em grandes multinacionais em áreas técnicas e gerenciando grandes equipes e projetos. Pós-graduada em Neurociências e Comportamento, é Especialista em Mindfulness pela Escola Paulista de Medicina e pela Workplace, ligada a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Para crianças e adolescentes, é formada na na MISP, Mindfulness in School Project na Inglaterra, na Mindkids e Kew Training Academy. É Coaching e Trainer em Psicologia Positiva pelo IBC. Casada, mãe da Anna Luiza e da Anna Beatriz. Idealizadora da Mindfulness in Company.

Camila Chohfi

Formada em Jornalismo e Relações Públicas, especializou-se em marketing e possui experiência em multinacionais como Bain&Company, Warner Bros. e Iguatemi Empresa de Shopping Centers. Atualmente na MindKids, realiza atividades voltadas ao marketing e espera que através da cultura mindfulness, escolas e pais tenham os resultados que teve desde que seus filhos iniciaram a prática através da escola que estudam.

Marina Armani

Estudante de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de São Paulo, ama escrever e está sempre procurando aprender. Adora conhecer pessoas novas e cultivar amizades. É pesquisadora na área de tradução de língua inglesa e curiosa com todos os tipos de artes.Apoia as atividades da MindKids na parte administrativa e dando suporte no relacionamento com escolas e professores.

Daniela Degani

Fundadora da MindKids, é instrutora certificada pelo Mindfulness Training Institute da Inglaterra e única no Brasil a ter concluído o programa de certificação da Mindful Schools/EUA, referência mundial em mindfulness no ambiente educacional. Trabalhou por anos em empresas multinacionais e hoje dedica-se a ensinar a meditação a crianças e adolescentes, professores e pais, por acreditar ser assim possível dar uma pequena contribuição para criar um mundo melhor, com seres humanos mais presentes, atentos, equilibrados e, sobretudo, mais felizes.

Daniela Gutglas Eretzky

Psicóloga Clínica, Educadora Parental em Disciplina Positiva e Instrutora de Mindfulness certificada pelo Centro de Mindfulness do Brasil e pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas-USP. Atua em escolas com crianças e adolescentes, pais e capacitação de professores. Realiza também atendimento individual e em grupos ensinando Atenção Plena com o objetivo de ajudar a desenvolver habilidades como resiliência e equilíbrio emocional promovendo melhorias no bem-estar. Tem como proposito de vida compartilhar conhecimentos de mindfulness para crianças e adolescentes pois acredita levar um pouco de bem estar e plantar sementes para uma vida mais plena e saudável.

Michelle Pereira

Michelle Pereira é professora formada em Letras, sempre focada em aprender, ensinar e compartilhar conhecimento. Em 2011 se formou em Liberal Arts nos Estados Unidos. Atualmente é instrutora de Mindfulness, na Mindkids – ensinando crianças a meditar com muito amor e dedicação. É instrutora de Mindfulness certificada seguindo a abordagem MTi – Mindfulness Trainings Internacional. E também pela Mindkids, com abordagem Mindful Schools (E.U.A), com foco em meditação para a sala de aula.

Alexandra Agostinho

Formada em Administração Hoteleira. Porém, a busca pelo autoconhecimento sempre foi seu norte, e acabou se encontrando no yoga e na meditação. Estudou e profissionalizou-se nesta área com o objetivo de promover o equilíbrio e bem-estar a outras pessoas. Realizou o curso de Formação de Professores de Yoga e de Meditação, no Instituto Ísvara. Desde 2015, atua dando aulas para adultos. E em 2019, iniciou com aulas de yoga para crianças nas escolas. Atualmente, faz parte da equipe da MindKids, como Instrutora de Mindfulness.

Paula Gratão

Professora de meditação com especializações em Mindfulness, Mindful Eating e Mindfulness para crianças e adolescentes. Instrutora treinada e certificada pela Mindkids. Trabalhou por muitos anos em empresas multinacionais na área financeira, sempre teve um genuíno interesse pelo ser humano e encontrou muitas respostas através da prática e estudo da meditação. Tem nos filhos a maior inspiração para acreditar que uma próxima geração mais equilibrada mentalmente e emocionalmente saudável possa florescer e por esse motivo, atualmente, dedica-se à ensinar meditação para crianças, adolescentes e adultos.

Rosineide Bento

Psicóloga e instrutora de Mindfulness para crianças e adolescentes (Mindkids) e Mindfulness Funcional (EMF). Além dos atendimentos psicológicos clínicos, atua com grupos e Mindfulness nos contextos escolar e social. Praticante de Mindfulness em constante aprendizado e formação, busca usufruir dos benefícios da prática em seu propósito de auxiliar no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, priorizando um trabalho de impacto social com consciência, coragem e amor!

Lígia Miranda

Engenheira Química pela Universidade Mackenzie, Pós-graduada em Petróleo e Gás pela Unicamp formada no MBA Gestão de Projetos pela FGV. Mais de 25 anos atuando em grandes multinacionais em áreas técnicas e gerenciando grandes equipes e projetos. Pós-graduada em Neurociências e Comportamento, é Especialista em Mindfulness pela Escola Paulista de Medicina e pela Workplace, ligada a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Para crianças e adolescentes, é formada na na MISP, Mindfulness in School Project na Inglaterra, na Mindkids e Kew Training Academy. É Coaching e Trainer em Psicologia Positiva pelo IBC. Casada, mãe da Anna Luiza e da Anna Beatriz. Idealizadora da Mindfulness in Company.

Parceria Base2Edu

A MindKids é a 3a investida da Base2Edu em startups de educação, que já conta com o centro de excelência em formação de educadores ÁUREA618, que atua na formação de professores, coordenadores e gestores educacionais, e com a Piraporiando, que trabalha diversidade e inclusão por meio da arte-educação em projetos híbridos e multiplataformas.

De acordo com os sócios fundadores da Base2Edu, Alexandre Merofa e Wellingnton Cruz, a intenção em investir na MindKids é expandir uma rede virtuosa, capaz de atuar em vários pontos do ecossistema educacional. “Queremos fortalecer iniciativas realmente transformadoras, que resolvam problemas reais da educação para que possamos proporcionar uma educação plural, em cujos alunos sejam protagonistas”.

Equipe Base2Edu

Prof. Mairlos Navarro

Educador encantado por pessoas, inovação e tecnologia, envolvido em processos de transformação educacional e formação de professores, mestre em inteligência artificial, especializado nas áreas de gestão e educação em instituições como Harvard, PUC, Universidade da Finlândia/Tampere, Kaospilot/Manifesto 55, Crescimentum etc. Tem experiência em gestão educacional, formação de profissionais, ensino a distância e híbrido, criação de jogos, soluções educacionais com aplicação de metodologias e tecnologias e espaços.

Prof. Wellington Cruz

Apaixonado por boas conversas e por iniciativas que transformam o mundo pela educação, é diretor universitário, professor de Inovação e Sustentabilidade, mentor e avaliador do movimento 100 Open Startups, do programa InovAtiva, IBM, entre outros. Tem experiência de mais de 15 anos em consultoria de inovação para multinacionais e é palestrante na HSM Expomanagement, tendo atuado também em projetos de inovação junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e à Agence Spatiale Européenne (ASE).

Prof. Alexandre Merofa

Grande entusiasta da inovação e ávido transformador educacional, é especialista em metodologias ativas de ensino com cursos na Academic and Professional Programs for the Americas (LASPAU, Estados Unidos) e formado em metodologias ativas pela referenciada University of Tampere (Finlândia). É, também, diretor do Núcleo de Suporte Estratégico (NSE) e professor universitário

Prof. Mairlos Navarro

Educador encantado por pessoas, inovação e tecnologia, envolvido em processos de transformação educacional e formação de professores, mestre em inteligência artificial, especializado nas áreas de gestão e educação em instituições como Harvard, PUC, Universidade da Finlândia/Tampere, Kaospilot/Manifesto 55, Crescimentum etc. Tem experiência em gestão educacional, formação de profissionais, ensino a distância e híbrido, criação de jogos, soluções educacionais com aplicação de metodologias e tecnologias e espaços.

Prof. Wellington Cruz

Apaixonado por boas conversas e por iniciativas que transformam o mundo pela educação, é diretor universitário, professor de Inovação e Sustentabilidade, mentor e avaliador do movimento 100 Open Startups, do programa InovAtiva, IBM, entre outros. Tem experiência de mais de 15 anos em consultoria de inovação para multinacionais e é palestrante na HSM Expomanagement, tendo atuado também em projetos de inovação junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e à Agence Spatiale Européenne (ASE).

Prof. Alexandre Merofa

Grande entusiasta da inovação e ávido transformador educacional, é especialista em metodologias ativas de ensino com cursos na Academic and Professional Programs for the Americas (LASPAU, Estados Unidos) e formado em metodologias ativas pela referenciada University of Tampere (Finlândia). É, também, diretor do Núcleo de Suporte Estratégico (NSE) e professor universitário

Clientes Mindkids

Depoimentos

Veja o que nossos parceiros dizem sobre nós

Aqui, a perspectiva não é utilitária. A preocupação é com a formação mais ampla do sujeito, para que ele tenha condições emocionais de lidar com as pressões. Nesse contexto, o programa da MindKids contribui para que os alunos se capacitem para enfrentar os desafios da vida.

Harlei Florentino

Diretor do Colégio Oswald de Andrade

Eles (os alunos) resolvem conflitos com amigos e colegas, o mindfulness diminui a ansiedade antes das avaliações e potencializa a característica de olhar o outro. As crianças se olham e convivem melhor. Mindfulness já faz parte da rotina da be.Living. Não conseguimos mais pensar na escola sem mindfulness

Patrícia Pavan

Diretora pedagógica, Be.Living

É um caminho para dentro, de silêncios, de reflexão e avaliação. Não é respirar para melhorar na escola, mas para transformar-se como ser humano. Alguém só pode ser reflexivo se puder se conectar com seu lado interno. O silêncio, que pode ser perturbador, para nós é estruturante.

Marcelo Cunha Bueno

Escola Estilo de Aprender

Aqui, a perspectiva não é utilitária. A preocupação é com a formação mais ampla do sujeito, para que ele tenha condições emocionais de lidar com as pressões. Nesse contexto, o programa da MindKids contribui para que os alunos se capacitem para enfrentar os desafios da vida.

Harlei Florentino

Diretor do Colégio Oswald de Andrade

Eles (os alunos) resolvem conflitos com amigos e colegas, o mindfulness diminui a ansiedade antes das avaliações e potencializa a característica de olhar o outro. As crianças se olham e convivem melhor. Mindfulness já faz parte da rotina da be.Living. Não conseguimos mais pensar na escola sem mindfulness

Patrícia Pavan

Diretora pedagógica, Be.Living

É um caminho para dentro, de silêncios, de reflexão e avaliação. Não é respirar para melhorar na escola, mas para transformar-se como ser humano. Alguém só pode ser reflexivo se puder se conectar com seu lado interno. O silêncio, que pode ser perturbador, para nós é estruturante.

Marcelo Cunha Bueno

Escola Estilo de Aprender