Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Cuidando do educador na semana pedagógica

Muitos alunos ainda estão realizando as provas finais mas, os responsáveis pelo planejamento das escolas já estão de olho em janeiro. E a razão é simples. É exatamente nesse período em que os estudantes estão férias, mas os professores já estão de volta programando as atividades do ano letivo, que acontece uma oportunidade de ouro. É nessa época em que educadores também têm tempo para aprimorar-se e adquirir novos conhecimentos e competências, que serão compartilhados com os alunos ao longo do ano.

Por isso mesmo, na MindKids, janeiro também é um mês de muito trabalho. Muitas escolas aproveitam o período para proporcionar aos educadores vivências que podem melhorar o cotidiano da escola. Começar o ano com mais calma e atenção é uma maneira de exercitar a presença plena, o que diminui o estresse e melhora a convivência no ambiente escolar.

Uma jornada para todos

A Formação em Mindfulness para a sala de aula é uma jornada de (auto)conhecimento, que permite multiplicar os benefícios da prática para os alunos, fazendo com que se forme, na escola, uma comunidade mais empática, focada e atenta. Durante a formação, os educadores percebem que a criação do hábito de meditar é importante, e que os resultados são decorrência de um processo – no qual cada pessoa tem um tempo próprio. É uma construção diária, que começa na prática e se traduz na vida cotidiana. “Os pensamentos podem entrar no caminho, mas o treino nos ajuda a ter uma mente mais saudável, empática e um olhar mais amoroso e com compaixão”, afirma um educador da escola Beit Yaacov, que já participou da formação da MindKids.

Criar um cotidiano mais acolhedor, de autocuidado e de foco no presente é algo que a Formação traz como um objetivo possível – e as técnicas que são ensinadas para chegar a ele são transmitidas de maneira leve. Buscar o equilíbrio, fomentar a atenção e a presença podem beneficiar educadores, alunos e suas famílias. A ideia é apresentar estratégias e reflexões sobre como regular as emoções e manter a mente saudável frente aos desafios cotidianos da vida. “Em uma rotina que acaba sendo intensa e corrida devido a tantas demandas, precisamos de uma pausa além de física e sim mental”, diz outra professora da mesma escola.

Além disso, Renata, coordenadora da Ed. Infantil do Colégio Santo André destaca uma conquista que tiveram com o trabalho de meditação. Ela relata que uma grande parcela das crianças em situação de inclusão precisa de uma noção corpórea e um tempo para se conectar às coisas e os momentos de Mindfulness têm trazido muita paz para eles e para os educadores que entendem que é importante e necessário ensiná-los a prestar atenção na respiração.

Simplicidade

Para os professores, praticar a atenção plena permite que ensinem de maneira mais saudável, o que beneficia os alunos também. “Além de conseguir ensinar meus alunos a identificarem seus próprios sentimentos e emoções, consigo fazer essa prática comigo mesma todos os dias! Levarei desse curso todas as práticas que me fazem entender o “aqui e agora.”, reflete uma professora do Colégio São Luís.

E tudo isso parte de algo aparentemente simples: a respiração. É graças a essa simplicidade que as técnicas de Mindfulness podem ser praticadas por todos. A partir da identificação de cada sentimento, professores e alunos conseguem uma convivência mais harmônica. “Somos espelhos e refletir que podemos nos equilibrar depois de momentos de tempestades é fundamental para os educadores.”, diz uma professora do Colégio Brasileiro Islâmico.

Com isso, Mindfulness permite também ampliar as fronteiras sobre a compreensão do que é educação, transformando o trabalho dentro da sala de aula e criando possibilidades para um aprendizado mais compassivo, a partir de um ensino feito com escuta ativa e atenta. Samuel Viana, diretor do Colégio Delta afirma que “a metodologia apresentada pelo MindKids e a formação conduzida pela Dani Degani, foi essencial para não apenas formar, mas para que os educadores internalizassem a prática também, e assim pudessem aplicar em sala de aula.” Quer saber mais sobre nossa Formação em Mindfulness para a sala de aula?

Procurando por algo?

ÚLTIMAS POSTAGENS

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!