fbpx

Quais são os benefícios da meditação para as crianças e os adolescentes? Esta é uma pergunta comum e quem a faz muitas vezes espera respostas evasivas e pouco objetivas. Entretanto, quando se trata de Mindfulness, os resultados são concretos e mensuráveis, pois a base é científica e tem na neurociência um de seus mais importantes pilares.

A Mindful Schools divulgou, em 2012, uma pesquisa com 937 crianças e 47 professores em três escolas de Oakland.   O estudo, conduzido pela Universidade da Califórnia, em parceria com a Mindful Schools, foi um dos maiores estudos de controle randomizado sobre mindfulness em crianças.

A MindKids, que usa o programa e o método da Mindful Schools no Brasil está coletando informações dos alunos que passaram pelo programa para criar uma base própria de dados. Enquanto os primeiros resultados não ficam disponíveis, compartilhamos o que a pesquisa da Mindful Schools descobriu.

A pesquisa “Medindo a Eficácia e a Sustentabilidade da Intervenção Baseada em Mindfulness Feita nas Escolas” foi feita com o objetivo de testar o currículo da Mindful Schools em um ambiente real. Tanto o treinamento dos professores quanto as atividades com os alunos (intervenções de 15 minutos) foram levados em conta.

90% dos alunos relataram diminuição do estresse. A atenção, após as seis semanas de programa, atingiu 10% no grupo que praticou mindfulness, enquanto que, no grupo de controle, foi de apenas 3%. O autocuidado e a participação dos alunos praticantes atingiu também o patamar de 10%, enquanto que no grupo de controle foi relatado por apenas 4%. 8% dos praticantes relataram mostrar cuidado com outras pessoas, percentual quase três vezes maior do que o do grupo de controle (3%).

Na visão dos educadores, o programa também foi benéfico para seus alunos. 83% disseram que a prática aumentou o foco, 79% afirmou perceber aumento no engajamento e 76% perceberam mais compaixão.

Os educadores também perceberam melhora em sua própria atuação após participar do programa. 98% recomendam o curso, 77% disseram estar mais satisfeitos com seus empregos e 82% relataram ter uma melhor conexão com seus alunos.

Você pode ter acesso a um detalhamento da pesquisa no link: http://www.mindfulschools.org/pdf/Mindful-Schools-Study-Highlights.pdf

 

E, logo mais, a MindKids divulgará os resultados das escolas brasileiras que já passaram pelo programa da Mindful Schools.