fbpx

No dia dos Professores, conheça a história de Marcela, professora de geografia que, depois de participar de um workshop ministrado pela MindKids, mudou um pouco suas aulas de Geografia, em um tradicional colégio da capital paulista:

Marcela Araújo de Mello, professora de geografia, já praticava yoga e meditação. Em razão de seu mestrado, ela interrompeu as atividades de docência e, quando voltou, foi convidada a dar aulas em um tradicional colégio paulista. Lá, ela dá aula de geografia para uma centena de alunos de 10 a 12 anos, e conta que cinco minutos da aula são dedicados ao mindfulness, atividade que ela incluiu depois de ter cursado um workshop da MindKids em agosto de 2018, que lhe forneceu ferramentas para levar a prática ao público mais jovem. “Já no primeiro dia foi um sucesso. Os alunos de colégios mais tradicionais sentem a necessidade de serem ouvidos. Quando o professor faz algo diferente eles valorizam muito”. E Marcela vê os resultados na prática. “Muitas vezes aplico avaliação em outras salas e vejo a diferença de concentração e de foco dos outros alunos. Os alunos que praticam mindfulness, quando têm um ‘branco’, respiram e voltam a ficarem centrados”. Ela conta que, mesmo com aulas curtas, de apenas 45 minutos – e praticando mindfulness durante cerca de cinco minutos – suas turmas acompanham o programa curricular sem nenhum atraso. “Para mim, isso demonstra que a meditação os ajuda a focar e a ficarem mais tranquilos, o que favorece o aprendizado”.

O sucesso da iniciativa foi tão grande que os próprios alunos de Marcela pediram que a prática fosse incorporada à grade disciplinar da escola. E Marcela já encaminhou o projeto para a direção.