Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

O que é Educação Inovadora e qual a sua importância?

Diferente do método tradicional, a educação inovadora é uma forma de pensar o desenvolvimento dos estudantes e indivíduos ao redor, – como pais, educadores e funcionários – de uma maneira integral e ativa. 

Porém, esse processo não se trata somente da inserção da tecnologia na educação e modernização do espaço. A busca pelo conhecimento integrador e inovador favorece a autoestima, o empreendedorismo e a formação do estudante como indivíduo na sociedade. 

Continue a leitura e entenda mais sobre os benefícios da educação inovadora. 

Importância da Educação Inovadora

Recorrer a uma educação inovadora não quer dizer que o processo tem que ser 100% aliado à tecnologia. O seu uso é necessário somente em algumas ferramentas de aprendizado, como solução para tornar o ensino mais proveitoso e de qualidade.

Uma das metodologias mais usadas neste sentido são as abordagens de Mindfulness que trazem aos envolvidos na educação (professores, alunos, famílias de direção) práticas promotoras para o cultivo de importantes habilidades para a vida como empatia, equilíbrio emocional e foco. 

A educação inovadora é fundamental para propor um ensino além do tradicional e melhorar o aprendizado na sala de aula.

Isso significa que, com ela, as escolas precisam reformular abordagens tradicionais de ensino e pensar em metodologias que envolvem o aluno e o trazem como protagonista da própria educação, enquanto propõe integração dos conhecimentos e a formação integral.

Prática de Mindfulness

A prática de Mindfulness carrega como conceito a “atenção plena”, a prática de se concentrar completamente no presente. Através da ativação da atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar à consciência avançada do “agora”, que inclui a percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

Essa prática é realizada por meio da meditação, onde qualquer escola, desde que observada a logística da turma, pode ser introduzida.   

4 vantagens da educação inovadora

A educação inovadora busca inovar os métodos de ensino, de aprendizagem e de gestão. Essa é uma educação que está sempre em busca de novas formas de tornar o aprendizado mais interessante e significativo para os alunos.

Entre suas vantagens estão:

Aluno como protagonista

Colocar o aluno como personagem principal é uma tática de incentivar a autonomia e oferecer diversas formas de aprendizado, conteúdos interativos, atividades extraclasse e projetos individuais e coletivos em que eles possam participar.

Práticas inclusivas e interdisciplinares 

Com a educação inovadora as práticas pedagógicas inclusivas são necessárias, porque faz com que os alunos aprendam a lidar com as diferenças, ter empatia e ser tolerante com o outro. 

E, ensinar de maneira interdisciplinar proporciona uma aprendizagem significativa, pois todos os conteúdos interagem entre si e constroem um sentido lógico, crítico e reflexivo, vinculados à realidade dos alunos.

Preparo socioemocional do indivíduo 

Com práticas interdisciplinares, inclusivas e personalizadas ao aluno, o estudante não é comparado com o colega e consegue, assim, ter a sua visão de mundo.

Essa prática faz com o processo de aprendizagem seja mais fácil e compreensível ao aluno e ele acaba desenvolvendo práticas socioemocionais, ao comparar os ensinamentos com a sua realidade.

Tecnologia como aliada

Com essa metodologia, a tecnologia possibilita aprimorar o processo de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. O uso de atividades, jogos, aulas interativas e até da gamificação online ajuda a obter mais ganhos, tanto do lado dos educadores quanto dos alunos.

Como implementar Mindfulness como prática inovadora na escola

A técnica de Mindfulness ajuda alunos e professores a cultivarem algumas qualidades em sala de aula, como atenção, equilíbrio emocional, empatia e compaixão.

A fim de ajudar a todos que fazem parte da vida da criança e em sua educação, a MindKids ajuda os professores a criarem práticas para lidar com tudo o que acontece em sala de aula, e também as crianças aprenderem e se apropriarem da prática.

Além disso, também oferece um programa de capacitação, que acontece para o público geral e em escolas, e também faz a implementação dessa visão no âmbito da escola inteira, abrangendo professores, funcionários e todos os envolvidos na comunidade escolar.

Sobre a MindKids

Fundadora da MindKids, Daniela Degani é formada em Administração de Empresas pela USP e pós-graduada em Comunicação pela ESPM, tem MBA pela FIA-FGV.

Daniela via seus dois filhos mais velhos com ansiedade, frustrações e desentendimentos escolares e, por querer ajudá-los, lhe ocorreu que talvez a meditação conseguisse fazer algo.

Conheceu a técnica Mindfulness e começou a aplicá-la em seus filhos. Ao perceber a mudança, expandiu também para outras, facilitando grupos com filhos de praticantes de meditação e interessados.

Em 2016 criou a MindKids dedicando-se a ensinar e treinar educadores em Mindfulness para sala de aula, ensinar a prática de meditação a crianças e adolescentes e a toda a comunidade ao redor.

Se interessou e quer saber mais? Entre em contato conosco!

Procurando por algo?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!