Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Nova Iorque implanta Mindfulness nas escolas públicas

Desde o início deste ano letivo nos EUA (em setembro de 2023), cerca de um milhão de estudantes das mais de 1800 escolas da cidade de Nova Iorque praticam atenção plena à respiração diariamente. 

O projeto começou a partir da convocação do controlador da cidade, Thomas DiNapoli, para que as escolas fornecessem mais recursos de saúde mental aos alunos. A escolha do prefeito Eric Adams foi pelo Mindfulness. 

“Preparamos nossos filhos para serem academicamente inteligentes. Ensinamos álgebra, trigonometria, história e inglês e todas essas coisas para que eles possam estar preparados para conseguir um emprego. Mas não os ensinamos a ser emocionalmente inteligentes – as coisas necessárias para manter um emprego”, disse o prefeito na coletiva de imprensa sobre o projeto. 

Em Nova Iorque, serão apenas de dois a cinco minutos diários, sem obrigatoriedade de participação dos estudantes. Mas espera-se que esta iniciativa impacte positivamente nos números referentes à saúde mental dos estudantes da cidade. Segundo pesquisas, o isolamento durante a pandemia de coronavírus agravou problemas de saúde mental de crianças e adolescentes. Esta situação causou, inclusive, aumento nas tentativas de suicídio neste último grupo. Dados federais apontam que em cerca de 70% das escolas pesquisadas os alunos procuraram mais por serviços de saúde mental.

A iniciativa da prefeitura de Nova Iorque diante deste cenário mostra o quanto a prática de Mindfulness pode impactar positivamente na saúde mental. Para que o projeto tivesse sucesso, milhares de professores foram treinados, a fim de terem capacitação para liderar esta iniciativa junto aos alunos. 

 

Benefícios do Mindfulness 

De acordo com especialistas, a respiração consciente ajuda a reduzir a pressão arterial e os níveis de cortisol, o que diminui o estresse e aumenta a atenção e o foco dos alunos. Mindfulness aquieta a mente e leva quem realiza a prática a entrar em contato com seus sentimentos, sendo uma forma de autoconhecimento que contribui para que a pessoa lide melhor consigo e com o mundo ao redor. 

Um estudo publicado no final de 2023 no JAMA Psychiatry mostrou que as pessoas que receberam oito semanas de intervenções baseadas em Mindfulness tiveram uma diminuição na ansiedade similar àqueles que receberam prescrição de um antiansiolítico (Escitalopram). 

Outro estudo recente mostrou que os exercícios respiratórios ajudaram a reduzir o estresse em estudantes universitários.

São dados que corroboram a eficácia de Mindfulness para a melhora da saúde mental e que apontam que a utilização dessa prática nas escolas pode contribuir positivamente para a melhora do bem-estar e da qualidade de vida dos estudantes. 

Ao implantar essa iniciativa, Nova Iorque mostra a importância de olhar atentamente para a saúde mental, a fim de garantir um presente um futuro menos ansiosos. 

 

  

Procurando por algo?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!