Desde o início deste ano letivo nos EUA (em setembro de 2023), cerca de um milhão de estudantes das mais de 1800 escolas da cidade de Nova Iorque praticam atenção plena à respiração diariamente.
O projeto começou a partir da convocação do controlador da cidade, Thomas DiNapoli, para que as escolas fornecessem mais recursos de saúde mental aos alunos. A escolha do prefeito Eric Adams foi pelo Mindfulness.
“Preparamos nossos filhos para serem academicamente inteligentes. Ensinamos álgebra, trigonometria, história e inglês e todas essas coisas para que eles possam estar preparados para conseguir um emprego. Mas não os ensinamos a ser emocionalmente inteligentes – as coisas necessárias para manter um emprego”, disse o prefeito na coletiva de imprensa sobre o projeto.
Em Nova Iorque, serão apenas de dois a cinco minutos diários, sem obrigatoriedade de participação dos estudantes. Mas espera-se que esta iniciativa impacte positivamente nos números referentes à saúde mental dos estudantes da cidade. Segundo pesquisas, o isolamento durante a pandemia de coronavírus agravou problemas de saúde mental de crianças e adolescentes. Esta situação causou, inclusive, aumento nas tentativas de suicídio neste último grupo. Dados federais apontam que em cerca de 70% das escolas pesquisadas os alunos procuraram mais por serviços de saúde mental.
A iniciativa da prefeitura de Nova Iorque diante deste cenário mostra o quanto a prática de Mindfulness pode impactar positivamente na saúde mental. Para que o projeto tivesse sucesso, milhares de professores foram treinados, a fim de terem capacitação para liderar esta iniciativa junto aos alunos.
Benefícios do Mindfulness
De acordo com especialistas, a respiração consciente ajuda a reduzir a pressão arterial e os níveis de cortisol, o que diminui o estresse e aumenta a atenção e o foco dos alunos. Mindfulness aquieta a mente e leva quem realiza a prática a entrar em contato com seus sentimentos, sendo uma forma de autoconhecimento que contribui para que a pessoa lide melhor consigo e com o mundo ao redor.
Um estudo publicado no final de 2023 no JAMA Psychiatry mostrou que as pessoas que receberam oito semanas de intervenções bashttps://mindkids.net/wp-content/uploads/2022/07/638471679591531899-2.jpegas em Mindfulness tiveram uma diminuição na ansiedade similar àqueles que receberam prescrição de um antiansiolítico (Escitalopram).
Outro estudo recente mostrou que os exercícios respiratórios ajudaram a reduzir o estresse em estudantes universitários.
São dados que corroboram a eficácia de Mindfulness para a melhora da saúde mental e que apontam que a utilização dessa prática nas escolas pode contribuir positivamente para a melhora do bem-estar e da qualidade de vida dos estudantes.
Ao implantar essa iniciativa, Nova Iorque mostra a importância de olhar atentamente para a saúde mental, a fim de garantir um presente um futuro menos ansiosos.