Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Mindfulness para crianças ganha espaço no começo do ano letivo

MindKids na PlayPen

Meditação pode ajudar as crianças a enfrentarem o desafio de um novo ano letivo de maneira mais saudável e tranquila. Foi pensando assim que algumas escolas receberam atividades propostas pela MindKids – e nem todas voltadas aos alunos, porque é preciso atender à toda a comunidade que cerca as crianças para que elas possam se beneficiar plenamente dos benefícios da meditação.

Na escola PlayPen, Dani Degani fez uma palestra na abertura do ano letivo que teve a presença de mais de 80 pessoas. 55 professores participaram da capacitação em mindfulness promovida pela escola, para poderem aplicar esses conceitos junto aos alunos. Além de uma introdução ao tema, os professores aprenderam atividades de atenção plena, adequadas por faixa etária, para que cada professor esteja preparado utilizar as técnicas em sala de aula.

Depois da atividade, 87% dos participantes consideraram que a meditação pode ser muito útil em suas atuações como professores e 13% consideraram-na útil. É unânime a percepção de que as atividades de atenção plena podem ser interessantes ou muito interessantes para os alunos: 96% dos professores acredita que usará as atividades em sala de aula.

Durante todo o ano letivo, a MindKids fará mentoria dos professores, acompanhando e orientando de perto para que as práticas de mindfulness possam ajudar os alunos e professores a ter um ambiente em sala de aula mais tranquilo e produtivo. “Adorei as dicas para como introduzir a prática para os alunos pequenos e como fazer a introdução nos educadores. Parabéns. Espero que tenhamos outros módulos”, afirmou um dos participantes. “Eu achei muito interessante a possibilidade de nos tornarmos melhores não somente como profissionais mas como pessoas. Este treinamento foi muito significativo, muito importante”, disse outro.

No Colégio Saberes, os professores participaram de um workshop para conhecer os fundamentos de mindfulness, além de aprenderem atividades de atenção plena que pudessem ser aplicadas às crianças de 2 a 6 anos que estudam na escola. Segundo a pesquisa realizada para mensurar os resultados do workshop, 100% dos professores acredita que usará as atividades em sala de aula, sendo 22% muito provavelmente usará e 78% certamente usará. “Todas as informações foram passadas com clareza e, certamente, são úteis não só em sala de aula como no nosso dia a dia”, afirmou uma participante.

Com iniciativas como essas, a MindKids coloca a meditação como uma ferramenta útil na sala de aula. Quando aluno e professor praticam mindfulness, o ambiente fica mais propício ao aprendizado, impactando de maneira positiva o cotidiano de todos.

Procurando por algo?

ÚLTIMAS POSTAGENS

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!