
Venha participar do nosso evento.
Evento gratuito!
Evento gratuito!
Blog
Num belo dia, quando saí do banho, encontrei minha filha sentada, quietinha, na minha cama, com as pernas cruzadas, os braços ao longo do corpo, as mãos apoiadas nos joelhos. Ao me ver, simplesmente disse: — Mãe, eu também sei meditar. Eu “ovo” o silêncio.
Meu coração se encheu de alegria. Ela tinha entendido. E criança… medita? Ao longo dos anos, meus filhos foram, aos poucos, se aproximando da prática. E a dúvida que eu tinha inicialmente — como incluir as crianças na prática? — evoluiu para: será que as crianças conseguem mesmo meditar? Aproximar-se é uma coisa, mas meditar… Será que não era pedir muito para alguém com pouco mais de um metro?
Na busca por informações a respeito desse tema, o livro “Meditação em Ação para Crianças”, de Susan Kaiser Greenland, foi, ao mesmo tempo, uma resposta e uma grande fonte de inspiração. Como precursora no assunto, Susan adaptou para o universo infantil as práticas que havia aprendido ao meditar inicialmente com seus filhos e, mais tarde, em grupos, clubes e escolas. Ela observou nas crianças os mesmos benefícios que a meditação traz aos adultos.
Meditar com os pequenos tem suas particularidades e, como diz Susan, a chave para despertar o interesse é manter a prática breve, simples e divertida. A seguir, sugestões de práticas — atenção plena à respiração, atenção plena ao corpo e bondade amorosa — pelas quais percebemos bastante gosto e interesse nas crianças.
Quando pergunto às crianças, ao final dessas práticas, como estão se sentindo, as respostas geralmente ficam em torno de: calmo, legal, “de boa”. Não é uma ótima coisa que cada criança aprenda a acessar, por si mesma, este “sentir-se de boa”? Eu acredito que sim!
*Texto originalmente publicado na Revista Bodisatva
Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!
Telefone: (11) 94056-2368
MindKids @ 2023 – Todos os direitos reservados
MindKids @ 2023 – Todos os direitos reservados