Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Dia dos professores: presenteie-se com bem-estar

O Dia dos Professores se aproxima. É uma época em que alunos e suas famílias fazem questão de demonstrar gratidão a quem se dedica a ensinar. Bombons, perfumes, artesanato, mimos variados são os presentes prediletos de quem quer demonstrar afeto nessa data. Mas, você já parou para pensar o que você vai ganhar de si mesmo no Dia dos Professores?

Presentear-se é uma maneira de acolher-se, de autocuidado, de dar a si mesmo a importância que você merece ter. E nem sempre é preciso que o presente tenha valor financeiro. Inclusive, nem é preciso que sejam objetos ou algo palpável. Muitas vezes, o melhor presente é a experiência.

Um estudo publicado pela Oxford University Press mostra que ganhar de presente experiências é mais gratificante que receber presentes materiais (incluindo presentes “caros”, como joias ou eletrônicos). Já experiências como viagens, shows ou um dia num spa, apesar de tenderem a durar menos, são mais intensas, mais impactantes e geram mais satisfação e felicidade.

Mindfulness: experiência de autocuidado

Pensando em dar ideias aos professores que, para celebrar seu dia, decidam presentear-se com experiências sem gastar nada, a sugestão da MindKids é: comece ou recomece uma rotina de prática de meditação.

Sempre falamos que, para que a prática dos alunos em sala de aula seja bem-sucedida, é fundamental que ela comece pelo professor. Primeiro para que ele mesmo possa ter a experiência e colha os benefícios da prática. Segundo para que possa orientar os alunos a partir de sua própria caminhada.

Mas, o que propomos hoje é um pouquinho diferente: que tal tirar um tempo para si próprio, independente do que acontece em sala de aula? A ideia é dar início ou retomar uma atividade que faz bem por si mesma, exige apenas algum tempo livre e pode trazer benefícios – e até mudanças!    

O primeiro passo é descobrir qual o melhor horário para encaixar a prática, lembrando que ela deve ser prazerosa, e não “mais uma obrigação diária”. Para algumas pessoas, encaixar a prática no primeiro horário da manhã funciona melhor; para outras, meditar um pouco antes da hora de dormir, com a casa em silêncio, é a opção mais adequada. Mas, se você é professor e só tiver tempo livre à tarde, aproveite e dê-se esse presente. Afinal, não importa o horário; o importante é cuidar de si mesmo!

Escolha um lugar calmo e quieto, onde você possa estar sem ser interrompido por alguns minutos – entre 5 e 10 minutos, para começar, já são suficientes. Se você puder, feche os olhos, para relaxar. Mas, se isso não for possível, ficar com os olhos baixos, fixos em um ponto único, já será suficiente.

Práticas de atenção plena

Para começar, a sugestão são as práticas de atenção plena ao corpo e à respiração. São práticas simples, que podem ser realizadas por pessoas que nunca praticaram Mindfulness antes e também por quem já conseguiu colocar a prática no dia a dia.

Para a primeira prática (você pode ouvi-la na íntegra aqui), sente-se com a coluna reta e as pernas cruzadas no chão. Feche os olhos. Sinta seu corpo em contato com o chão e com o próprio ambiente. Que sensações você identifica? Preste atenção à sua postura. Agora, preste atenção à sua respiração. Em que lugar do corpo as sensações são percebidas quando você inspira? E quando você expira? Tome consciência do momento presente, de cada inspiração e de cada expiração. Abra os olhos e retome suas atividades cotidianas.

Para a segunda prática (disponível aqui), deixe o corpo se acomodar na posição escolhida. Feche os olhos. Perceba seu corpo firme e bem apoiado, ao mesmo tempo em que cultiva o relaxamento. Inspire profundamente, soltando toda a tensão e toda a preocupação quando expirar. Aos poucos, ganhe consciência da sua postura, dos movimentos da respiração (inspiração e expiração) e das sensações que a respiração causa no seu corpo, de maneira que sua atenção acompanhe de maneira consciente suas sensações e sua respiração durante a prática. Então, mais calmo e relaxado, abra os olhos.

Esperamos que você possa se presentear com essas atividades simples e cheias de significado, para que cultive seu bem-estar, na busca de mais qualidade de vida, foco, atenção e compaixão. E que tenha um Feliz Dia dos Professores!

Procurando por algo?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!