Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Construindo relações autênticas: Mindfulness nas interações online

Vivemos em uma era digital, na qual as interações online tornaram-se tão comuns quanto as conversas presenciais. Na realidade atual, redes sociais, plataformas de mensagens e videoconferências têm moldado grande parte das nossas relações. 

No entanto, a qualidade dessas interações muitas vezes é afetada pela rapidez, pela superficialidade e por não estarmos totalmente atentos a elas enquanto ocorrem. Nesse contexto, a Meditação Mindfulness pode ser usada como poderosa ferramenta para o desenvolvimento de relações mais autênticas.

Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

O que é Mindfulness?

Mindfulness é a prática de se concentrar completamente no presente e pode ser praticada regularmente com atividades simples, como, por exemplo, prestando atenção à respiração. 

Praticar Mindfulness regularmente ajuda a fortalecer nossa capacidade de estar plenamente presentes no momento, o que inclui os momentos de interações e conversas online. Ao treinar a “presença plena” (como geralmente se traduz Mindfulness do Inglês para o Portugues), conseguimos perceber melhor nossa mente e pensamentos, afastando devaneios e distrações que nos desconectam do momento presente. 

Desafios nas interações online

Mensagens mal interpretadas

Um dos desafios das interações online envolve a possibilidade de que algumas das mensagens enviadas sejam mal interpretadas. Isso ocorre porque os textos não possuem entonação e os emojis nem sempre conseguem transmitir o que sentimos, fazendo com que o contexto se perca. 

Sobrecarga de informações

Com a quantidade de informações visualizadas durante todo tempo que passamos no celular ou computador, é normal que o cérebro não seja capaz de absorvê-las por completo e aconteça uma sobrecarga de informações. Essa “infodemia” é capaz de elevar nosso nível de estresse e acionar sentimentos nocivos, como medo, ansiedade e pânico.

Estar presente nas interações digitais: uma necessidade contemporânea

No mundo tecnológico e acelerado que vivemos, nos encontramos em um estado constante de pressa. Mensagens rápidas, respostas automáticas e interações fragmentadas tornam-se a norma. Isso tem um impacto direto na profundidade e autenticidade das nossas relações online. 

A Meditação Mindfulness, também conhecida como a prática da atenção plena, oferece uma abordagem diferente:

Atenção ao momento presente

A Meditação Mindfulness nos ensina a estarmos plenamente presentes no momento atual. Quando estamos assim presentes, nos tornamos mais atentos ao que está acontecendo ao nosso redor, incluindo as pessoas com quem estamos interagindo. Isso nos permite ouvir com mais atenção, responder com mais empatia e ter conexões mais significativas.

Pensamentos e emoções conscientes

Ao praticarmos a atenção plena, ficamos mais conscientes de nossos pensamentos e emoções, podendo escolher como reagimos a eles. Isso pode nos ajudar a evitar reagir de forma impulsiva ou defensiva, o que poderia prejudicar nossas relações.

Cultivando compaixão

A Meditação Mindfulness também nos ajuda a cultivar a compaixão. Trata-se da capacidade de compreender os sentimentos de outra pessoa. Quando somos compassivos, somos mais capazes de nos conectar com os outros em um nível mais profundo.

Dicas para implementar Mindfulness nas interações online

Aqui estão algumas dicas para praticar Mindfulness durante interações online:

  • Dê atenção total à pessoa com quem você está interagindo: quando você estiver conversando com alguém online, evite as distrações, como acessar outros aplicativos no celular ou assistir televisão. Leve toda a sua atenção ao que a outra pessoa está dizendo. 
  • Esteja ciente de seus pensamentos e emoções: observe seus pensamentos e emoções enquanto você está interagindo com alguém online. Não julgue seus pensamentos ou emoções, simplesmente os observe e os reconheça. Quando você estiver lendo uma mensagem de alguém, por exemplo, preste atenção ao que você está sentindo. Você está se sentindo feliz, triste, irritado? Reconhecer o que sentimos nos ajuda a lidar com esses sentimentos e assim somos mais propensos a escolher melhor nossas respostas, ao invés de simplesmente responder automaticamente. 
  • Seja compassivo: tente se colocar no lugar da outra pessoa e compreender como suas atitudes e palavras podem impactá-la. Exemplo: quando você estiver postando algo online, pense no impacto que sua mensagem pode ter. Você está sendo honesto e autêntico? Você está sendo respeitoso com os outros?

Conclusão

Mindfulness é uma potente ferramenta para um cenário digital muitas vezes caótico, pois nos ajuda a construir relações mais sólidas. 

Experimente as dicas apresentadas nas suas interações online e note os resultados. 

Te convidamos também a conhecer o trabalho da MindKids, iniciativa que desde 2016 ajuda a transformar a vida de educadores, profissionais da saúde, pais, crianças e jovens através de práticas de Mindfulness. As práticas auxiliam no desenvolvimento de importantes habilidades para a vida, como atenção, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. 

Clique aqui e saiba mais!


Referências:

Goleman, D. (2013). Focus: The Hidden Driver of Excellence.

Creswell, J. D., et al. (2016). Alterations in brain and immune function produced by mindfulness meditation.

Procurando por algo?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!