Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Como é que se presta atenção nas coisas?

Qualquer criança já ouviu, mais de uma vez, um adulto dizer:

– Presta atenção no que está fazendo!

Realmente dizemos isso o tempo todo às crianças, com mais ou menos ênfase; em um tom mais ou menos urgente. Mas, talvez, precisemos repetir tanto essa frase simplesmente porque as crianças não conseguem formular uma questão fundamental para conseguir atender ao nosso pedido:

– Como é que se presta atenção a alguma coisa?

O mundo, para uma criança, é cheio de novidades. É um admirável mundo novo, em que novas descobertas podem ser feitas a cada momento. De repente, desenhar no canto do caderno torna-se bem mais interessante do que focar-se na explicação da professora; imaginar a próxima brincadeira é muito mais legal do que terminar uma refeição.

Mas, assim como aprendemos a andar, falar e estudar, também precisamos aprender a prestar atenção. Esse é um dos benefícios da meditação: estar com a atenção plena em algo (que pode ser a respiração, um som, uma sensação do corpo ou um ponto externo). Sustentar a atenção é um exercício. E, como tal, precisa ser praticado para que os resultados sejam cada vez melhores. Quanto mais prática constante, melhor.

A meditação pode ensinar às crianças como prestar atenção nas coisas do mundo. É uma prática que traz calma, aumenta a capacidade de concentração e o equilíbrio emocional. A meditação pode também ajudar a entender nossas emoções e o que estamos sentindo. Não se trata de evitar ou abafar nossas emoções, mas, sim, de não deixar-se ser tomado ou controlado por elas.

Afinal, é impossível não sentir uma emoção. O que é possível é não deixar-se tomar por ela, manter-se no controle de si mesmo. E é possível aprender a lidar com as emoções desde muito cedo, porque isso nos é ensinado desde muito pequenos. Quando uma criança pequena começa a chorar e se descontrola, é muito comum que os pais digam: “Respire, acalme-se”, porque, quase que de maneira intuitiva sabemos que respirar faz bem e traz calma.

Esse é o princípio da meditação. Por isso, é fácil começar a prática com crianças tão jovens. A partir dos 4 anos de idade já se pode apresentar a elas os recursos, para que ela os utilize quando precisar. Nessa idade, elas já conseguem se conectar intencionalmente com o recurso da respiração seja para voltarem ao estado de calma, se assim desejarem.

E como é que se faz isso? O segredo é respirar!

Procurando por algo?

ÚLTIMAS POSTAGENS

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!