Blog

2019 acabou … prepare-se para um 2020 mais tranquilo

“O ano voou”. “2019 foi corrido”. “Que ano foi esse?!”

Certamente você já ouviu – ou mesmo disse – alguma dessas frases. A sensação geral é que 2019 foi um ano muito desafiador para todas as pessoas, seja por ter passado muito rápido; por ter exigido muito esforço ou porque os resultados conquistados até dezembro não foram os que esperávamos ou planejávamos em janeiro. Para professores, esta época do ano é ainda mais crítica: o final do semestre e as pressões que envolvem esta fase escolar parecem ressaltar ainda mais o estresse: são alunos pedindo nota, reuniões com pais que querem entender melhor o desempenho dos filhos e outras tantas cobranças. 

Os desafios da rotina escolar muitas vezes nos desconectam da energia que nos movia quando decidimos seguir pelo magistério; quando ser professor era um sonho de ajudar a criar um mundo melhor. A rotina muitas vezes estafante acaba por nos fazer esquecer de que temos grande influência sobre nossos alunos e que é preciso estar consciente disso para que possamos ser bons exemplos para eles, tanto os mais jovens quanto os já adolescentes. 

Porém, em vez de sentir frustração pelo que não foi como gostaríamos que tivesse sido, uma atitude mais construtiva é aprender com isso e tentar fazer diferente em 2020. Isso significa criar possibilidades para que este ano seja mais calmo, tranquilo e leve; para que possamos encarar as situações com menos ansiedade e tensão. 

Reconectar-se consigo mesmo e com as pessoas queridas que temos ao nosso redor e com os colegas de trabalho – que conhecem de perto a realidade na qual nos inserimos – é um dos exercícios mais gratificantes que podemos fazer. “Relações saudáveis são uma fonte de cura para a desconexão”, afirma a professora e pesquisadora Kay Pranis. 

Mas, o que é uma relação saudável? É aquela em que existe troca. Em que cada pessoa está verdadeiramente presente; em que há escuta atenta e se estabelece uma conversa respeitosa e construtiva. Uma relação saudável é aquela em que nos sentimos acolhidos e mais propensos a encontrar saídas para nossos problemas. E essa relação pode existir dentro e fora da escola. 

Durante as férias, podemos aproveitar a pausa das atividades não para “esquecer” das aulas, mas para nos prepararmos a fim de que este ano seja menos estressante. Nesse sentido, apenas descansar não é suficiente. É preciso preparar-se. Sob este aspecto, meditar é uma das atividades mais recomendáveis. A meditação é um treino para que possamos criar um espaço entre a ação e a reação. E, mesmo que este espaço seja ínfimo – muitas vezes pouco mais que alguns milissegundos – é ele que nos ajuda a agir de maneira pensada e mais racional, o que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Com o passar do tempo, criar e aproveitar-se dos benefícios desse espaço torna-se “natural”.   

Entretanto, como todo o treino, é melhor que possamos praticá-lo em um ambiente seguro e controlado. Em outras palavras, nada melhor do que começar a criar esse espaço quando não necessariamente precisamos lançar mão dessa ajuda. Nas férias, quando estamos mais relaxados e longe das obrigações diárias, podemos nos dedicar à prática de mindfulness, mesmo que nunca se tenha praticado antes. Assim, essa agradável atividade já estará incorporada à nossa rotina diária quando as aulas voltarem em fevereiro. E, você verá que, com atitudes simples, 2020 será mais tranquilo e produtivo. Afinal, todos os dias têm 24 horas. O que faz com que ele pareça ser mais rápido ou intenso são as nossas próprias reações e sensações internas. Por isso, diminuir o estresse e a ansiedade pode ser uma das chaves para ter dias mais felizes.  

Procurando por algo?

ÚLTIMAS POSTAGENS

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!