Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Uma escola inteira respirando

O Centro Educacional Brandão (CEB) é uma escola diferente. Oferece, do Berçário ao 9º ano, educação em meio período, além de períodos parcial e integral. Aliás, o pioneirismo em período integral para todos é uma marca do CEB que, no contraturno acadêmico, oferece diversas atividades para todos. Os alunos a partir do 6º ano, além das atividades de estudos, podem escolher entre diferentes oficinas e atividades esportivas, artísticas, tecnológicas, que complementem sua formação e venham ao encontro de preferências pessoais. Com isso, além de desenvolverem mais responsabilidade e capacidade de escolha, já começam a ter a experiência de organizarem seus próprios horários, algo que pode ser fundamental para quem cursa uma universidade, por exemplo.

Foi nesse contexto que, em 2021, o CEB trouxe Mindfulness para dentro da escola. “Era uma atividade que se encaixava muito bem no eixo Saúde, Emoções e Bem-estar que estava sendo desenvolvido para ser colocado em prática a partir de 2022 de forma reestruturada, com novos parceiros e trabalhos”, explica Nádia Cristina Oliveira, coordenadora pedagógico-educacional.

O projeto, audacioso, queria incluir todos os alunos. Por isso, 80 profissionais, entre auxiliares, berçaristas, recreadores e professores foram convidados a participar do treinamento oferecido pela MindKids. E, para além do receio inicial, todos se engajaram na ideia, especialmente, depois de saberem que a prática não teria apenas função profissional. Ela poderia contribuir para o desenvolvimento pessoal também.

 

 

Troca de experiências

“Quando veio o convite, fiquei muito curiosa, mas pensava que teria de ficar parada com a mente vazia. Já na primeira apresentação do treinamento a Dani quebrou este paradigma. E a troca de experiência foi muito rica. O treinamento me fez bem pessoalmente, a prática tem me ajudado demais, por isso, agora, tento praticar sempre”, afirma Rachel Giaconi Agra, recreadora, que atende crianças de 9 anos na escola.

Por conta do grupo com tantos profissionais, o treinamento teve especificidades no CEB, mesclando encontros com todos os envolvidos, ora com grupos menores, com debates mais focados e objetivos. “Quando as possibilidades de aplicação foram divulgadas, a maioria quis participar. E o melhor, não tivemos desistências significativas, houve bastante engajamento”, comemora Nádia. Com o empenho de professores, auxiliares e recreadoras, alunos a partir de 1 ano e meio de idade passaram a ter a experiência de “respirar” para poderem “se acalmar e relaxar”.

“Para os pequenos, da Educação Infantil e Fundamental 1, a prática é feita em sala de aula, mas pode ser realizada em outros ambientes, dependendo do objetivo de quem aplica; para alunos do Fundamental 2, há o convite para que participem de momentos específicos após o almoço, como uma opção, uma vez que ainda estão conhecendo a proposta e não temos a intenção de impor sua prática”, esclarece Nádia.

 

 

Alunos empenhados

No começo, nem todos os alunos se dispunham à prática. Mas o plano de aulas, o foco no movimento e a maneira lúdica com que a prática é realizada ajudaram no engajamento. Duas semanas depois do início da atividade, Rachel já percebe naturalidade dos alunos em relação a Mindfulness. “Eles saem mais tranquilos, ouvindo melhor uns aos outros”, relata.

Rachel também sublinha que, para fazer com que a adesão à prática seja maior entre os alunos, há outro aspecto importante: o uso de plano de aulas facilita muito a atividade. “Parece que a Dani está do meu lado quando abro o plano de aulas, porque ela mostra um caminho seguro a seguir”, afirma.

Segundo Nádia, o aumento da atenção nas crianças foi visível. Ela, inclusive, realizou a mesma atividade pedagógica antecedida pela prática de Mindfulness e, em outra ocasião, sem a realização da prática. “Quando elas realizaram a atividade depois de terem praticado Mindfulness, foi nítido que produziram melhor. A prática da meditação sempre soma”, relata. E assim, mais de 300 crianças aderem à prática no CEB, fazendo uma escola inteira respirar.

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!