Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Prepare-se para o vestibular para além das disciplinas do programa

Mindfulness pode ajudar o bom desempenho nas provas

Redação, matemática, geografia, química, biologia e ansiedade. Esses são alguns dos assuntos do dia a dia dos estudantes do Ensino Médio que, no final do ano, preparam-se para fazer as provas dos mais diversos vestibulares do país. O calendário dos vestibulares e outras provas (como o ENEM) é um desafio pelo qual os alunos precisam passar para conquistarem a tão sonhada vaga universitária. 

Estudar os conteúdos, entretanto, não é o suficiente para garantir o sucesso nessa jornada. Isso porque a saúde física e mental é fundamental tanto na fase preparatória quanto na “hora H” das provas.  Lápis, borracha e caneta são tão importantes quanto uma garrafa d’água, um lanchinho leve, concentração, foco e calma. Mas, como conseguir equilíbrio emocional quando a pressão externa e interna é tão grande? 

A prática de Mindfulness pode ser de grande ajuda. Ela nos ajuda a aguçar a habilidade de notar o que está acontecendo ao nosso redor – e dentro de nós – no momento presente. Assim, percebemos que a ansiedade, como todos os outros sentimentos, pode passar. Ao notar quando nos distraímos, podemos voltar com gentileza o foco ao que estamos fazendo naquele momento. Assim, retomar a atenção às questões da prova pode ser um pouco mais simples para quem tem a consciência que o Mindfulness oferece. 

Claro que o ideal é começar a praticar com antecedência, porque Mindfulness é treino: quanto mais tempo temos, melhor. Mas, como a prática é simples – e não requer instrumentos externos – é possível aproveitar seus benefícios a partir de algumas dicas e atividades que podem ser realizadas na hora das provas. 

 

Mindfulness na sala do vestibular

Você dormiu cedo na noite anterior, acordou disposto, alimentou-se bem, fez uma prática de Mindfulness antes de sair de casa, preparou um lanche leve, encheu sua garrafa de água e chegou ao local do exame com antecedência? Então já começou bem! Este é o primeiro passo. Mas, ao entrar na sala de aula onde fará a prova, ainda existem algumas medidas a serem tomadas para garantir seu bom desempenho. 

Sente-se no seu lugar, com a coluna ereta e os pés bem apoiados no chão. Relaxe os ombros, colocando-os levemente para trás. Olhe para um ponto fixo com os olhos baixos (não precisa fechar os olhos, se não se sentir à vontade para fazer isso em meio a desconhecidos). Inspire profundamente, percebendo como sua barriga se move. Então, expire, prestando atenção a esse movimento. Sinta a ação da gravidade no corpo e o contato do corpo com os apoios: seus pés em contato com o chão da sala onde você está, o encosto e o assento da cadeira em contato com seu corpo. Deixe que a preocupação e a ansiedade sejam drenadas, corpo abaixo, pelo chão. Pense que que você treinou, que haverá tempo para realizar a prova. Mas, antes disso, saiba que estes poucos minutos são seus, para que você prepare sua mente, relaxando-a. Aproveite para relaxar a cada expiração para soltar as tensões. Esteja presente e relaxado neste momento, no aqui e agora. 

Depois de algumas inspirações e expirações, volte a prestar atenção ao seu redor, sabendo que sua mente está preparada para fazer a prova com calma, foco e atenção. 

Uma dica é realizar essa prática antes do início da prova e a cada mudança de matéria, antes de passar a redação e o gabarito a limpo. Leva poucos minutos e pode trazer um benefício muito grande. 

 

Mindfulness durante a prova

Claro que os vestibulares são um desafio contra o relógio: são muitas questões com diferentes níveis de dificuldade em um tempo muito curto. Por isso, você deve estar se perguntando como vai dar tempo de meditar durante a prova. Mas, aqui a proposta é apenas parar por um minuto, com a ajuda da técnica PRO. Ela contribui para que, se você estiver achando todas as questões difíceis, não saia “chutando” as respostas – que muitas vezes, você sabe, mas pode ter esquecido num daqueles clássicos episódios de “dar branco” que acontecem a todos nós quando estamos sob pressão. 

P é a letra que indica “Pare e Sinta”. Perceba os sinais de seu corpo: a cabeça está pesada? Os ombros estão tensos? O coração está batendo mais rápido? Isso é a manifestação da preocupação ou da ansiedade. Perceba isso e passe para o próximo nível. 

R é para que você Respire. Faça isso conscientemente, algumas poucas vezes, prestando atenção a cada inspiração e a cada expiração. Isto vai ajudar você a acalmar-se a pensar melhor, com mais clareza. Então, chegue ao O.

O pede que você Observe ao seu redor. Observe a situação. E entenda que você pode ter apenas perdido um pouco o foco e a atenção. Afinal, você estudou e se preparou. Por isso, tem tudo para fazer o seu melhor durante a prova. 

Se você puder treinar essas práticas antes do dia do exame, algumas vezes, vai chegar na hora com mais tranquilidade, sabendo que elas surtem efeito. Não são mágica, mas certamente, trarão você de volta ao centro, com foco e atenção. Assim, você poderá fazer uma prova mais tranquila e, com certeza, com melhores resultados do que se estivesse nervoso e ansioso. Boa sorte!  

 

Procurando por algo?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!