Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

MindKids lança o selo MindfulSchools By MindKids

Uma chancela que mostra que a escola trabalha a meditação Mindfulness junto a educadores, alunos e famílias. É isso o que o selo MindfulSchools By MindKids garante a quem busca em uma instituição de ensino, além de qualidade na educação formal, preocupação com o bem-estar de quem estuda e trabalha ali.

O projeto piloto do selo já está acontecendo em duas escolas: a Santi (na capital de São Paulo) e a Integra (em Juiz de Fora, Minas Gerais). Para receber o selo, as escolas devem passar pela formação da MindKids, realizando os cursos e com a proposta de manter as práticas cotidianamente.

“A Santi e a Integra são escolas com grande potencial, que eu admiro muito. A Integra já abriu incluindo a prática de Mindfulness e a Santi quer transformar a prática, que já acontece, em parte da política da escola”, explica Dani Degani, fundadora da MindKids.

Benefícios

A prática de Mindfulness beneficia toda a comunidade escolar, diminuindo estresse, melhorando a regulação emocional, a atenção e o foco dos alunos, além de diminuir o número de afastamentos por burnout. Quando nos conectamos aos nossos pensamentos e emoções, aumenta o entendimento dos sentimentos dos outros. E a empatia é uma qualidade fundamental para uma convivência harmônica dentro do ambiente escolar.

Outro motivo é que, ao adotar a meditação Mindfulness, as escolas atendem necessidades do mundo contemporâneo, contribuindo para a construção de um mundo mais humano, atento e consciente. Além disso, pesquisas mostram que famílias valorizam escolas que adotam práticas de Mindfulness e notam diferença positiva nas crianças, avaliando muito bem a iniciativa.

Como funciona o programa?

Para receber o selo, as escolas devem passar por todas as etapas do programa de formação e comprometer-se com oferecer formação contínua aos professores. A MindKids se compromete a capacitar educadores a ensinarem Mindfulness aos alunos e a disponibilizar mais de 80 planos de aula de Mindfulness, além de 300 atividades separadas por segmento, do EI ao EM. Isso inclui books de atividades de Mindfulness para fazer em casa. Já os educadores recebem mentoria e são acompanhados de perto, enquanto que as famílias têm acesso a diversas atividades, ebooks e minicursos online gratuitos, para garantir o engajamento. Além disso, a MindKids monitora e acompanha a implementação e seus resultados, por meio de mentorias e espaços para troca de experiências.

Só na Santi, serão mais de 300 pessoas envolvidas no programa, entre professores e alunos. “Aqui, valorizamos os momentos de pausa, silêncio e relaxamento, como importantes oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da atenção, foco, concentração e autopercepção”, explica Camila De Mauro, pedagoga e diretora geral da Santi. “O convite para sermos uma escola com o selo MindfulSchools by MindKids, comprometida com a prática, seguindo o programa sugerido, foi muito especial para que possamos de fato fazer acontecer, com a assessoria da equipe MindKids, o processo de formação dos nossos educadores, que farão valer diariamente os momentos de pausa e presença na rotina dos alunos”, afirma.

Já Gabriel Albuquerque de Matos Assis, sócio-fundador da Escola Integra, destaca “a honra e o carinho” com que o convite para que a escola participasse do projeto piloto foi feito. “Esperamos muito honrar esse convite colocando as práticas de Mindfulness cada vez mais em evidência”, afirma. E, quanto aos resultados, mesmo com o projeto em estágio inicial, ele não titubeia. “As expectativas da escola são as melhores possíveis! A Dani já tem uma relação de admiração e respeito com grande parte dos nossos professores, e Mindfulness tem sido cada vez mais uma ferramenta muito potente pensando em um contexto de volta as aulas presenciais”, conclui.

Procurando por algo?

ÚLTIMAS POSTAGENS

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!