Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Mindfulness e ensino afetivo

“O workshop de mindfulness inaugurou o Centro de Formação de Professores, um espaço pensado para que os professores possam compartilhar uns com os outros práticas pedagógicas interessantes”, explica Juan Uribe, idealizador do Centro Juan Uribe de Ensino Afetivo, uma iniciativa dele e da irmã Sosô Uribe Conti. A escola de inglês, que desde 1994 ensina crianças de 2 a 13 anos, tem como diferencial a aquisição de linguagem a partir de um componente empírico.

“Quando eu era criança, queria alguém que me ensinasse inglês com meus brinquedos. Acabei virando esse professor, que usa fantasia e aprendizagem juntos”. Uribe criou o método a partir de componentes empíricos e de conhecimento adquirido em diversas fontes. Hoje, tem na equipe do centro a pedagoga Fatima Freire Dowbor, filha de Paulo Freire e conhecedora do método revolucionário criado pelo pai.

A criação do Centro de Formação é “ir além dos muros da escola”, nas palavras de Uribe. Por isso, ele escolheu o workshop ministrado por Daniela Degani, da MindKids, para inaugurar o espaço. “Não é possível realizar atividades de ensino afetivo sem uma prática que ajude o professor a perceber-se e a perceber a criança. Atenção, equilíbrio emocional e compaixão são elementos fundamentais e que podem ser desenvolvidos com ajuda de mindfulness. Por isso, o workshop foi muito importante e proveitoso”, afirma Uribe.

Para ele, o educador precisa viver essa realidade, fazer desta uma prática orgânica. E a meditação é um dos caminhos. “A missão é aproximar as pessoas delas mesmas, da família e umas das outras. Desmistificar o mindfulness e criar um caminho para continuar uma troca de informações”, acredita.

Procurando por algo?

ÚLTIMAS POSTAGENS

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!