Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Mindfulness e Dispositivos Digitais: como encontrar equilíbrio na era da conexão?

A era digital trouxe consigo inúmeras facilidades, conectando pessoas e disponibilizando informações em uma velocidade e quantidade nunca antes experimentadas. No entanto, isso também trouxe desafios e impactos para a saúde mental e emocional de pessoas de todas as faixas etárias. 

Neste artigo, exploraremos como as práticas de Meditação Mindfulness podem auxiliar na busca por equilíbrio em um mundo inundado por dispositivos digitais.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 

A era da conexão digital

Vivemos em uma época onde os dispositivos digitais se transformaram em extensões naturais de nossas vidas. Smartphones, tablets e computadores tornaram-se ferramentas indispensáveis, permeando todos os aspectos da sociedade moderna. 

No entanto, essa conexão constante trouxe também alguns fatores indesejados. São exemplos: 

  • Sobrecarga de informações: diariamente, somos bombardeados por um fluxo incessante de dados, notícias e atualizações. Esse excesso de informações, muitas vezes triviais, pode levar a uma fadiga mental, dificultando a capacidade de concentração e discernimento.
  • Pressão social online: as redes sociais, que inicialmente surgiram como plataformas para conectar pessoas, também se tornaram fontes significativas de pressão social. A necessidade percebida de manter uma presença constante e a busca incessante por validação online contribuem para a ansiedade e a sensação de inadequação.
  • A fronteira entre o virtual e o real: a linha que separa o mundo online do offline tornou-se cada vez mais difusa. Vivemos em um estado de constante conexão, onde é desafiador definir onde termina a vida virtual e começa a “vida real”. Essa continuidade muitas vezes impede a desconexão necessária para recarregar as energias. 
  • Impactos na saúde mental: diversos estudos, como a tese defendida no Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG, têm demonstrado uma correlação entre o uso excessivo de dispositivos digitais e problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e distúrbios do sono. A pressão constante para estar online e a exposição a conteúdos negativos contribuem para um ambiente propício ao adoecimento mental.

Por que praticar Mindfulness pode nos ajudar 

Praticar Mindfulness pode ajudar a melhorar nossa relação com o uso de dispositivos digitais, pois treina a nossa mente a trazer nossa atenção para o momento presente. 

Constantemente conectados aos nossos dispositivos, é comum que nossa mente e pensamentos vagueiam o tempo todo para o passado ou para o futuro, seja lembrando de momentos através de fotos ou imaginando nossa próxima viagem ou restaurante que queremos visitar. 

Praticar Mindfulness fortalece a nossa capacidade de perceber essas distrações e então voltar nossa atenção para o momento presente, quando podemos experimentar a vida de maneira plena.

Além disso, a prática nos auxilia a cultivar nossa capacidade de decidir quais serão nossas respostas, ao invés de apenas reagir ou simplesmente agir “no piloto automático”. Isso é bastante útil para conseguirmos resistir à tentação ou ao ímpeto automático de checar nosso celular ou outros dispositivos a todo tempo.

Estratégias para integrar técnicas de Mindfulness na Era Digital

  • Estabeleça limites de uso: defina horários específicos para usar seus dispositivos digitais. Por exemplo, não usar seu smartphone durante as refeições ou durante encontros com amigos e familiares e definir um horário limite para o acesso às telas, para não prejudicar o sono; 
  • Desative as notificações: as notificações podem ser uma grande fonte de distração. Portanto, desative as notificações de aplicativos que não são essenciais;
  • Reserve tempo para praticar: reserve um tempo todos os dias para praticar Mindfulness. Para colher os benefícios de estar mais consciente, passando a perceber distrações e assim responder de maneira mais eficaz ao uso de dispositivos digitais, é preciso praticar. Uma dica é escolher uma atividade que você já faça diariamente, como escovar os dentes, por exemplo, e tirar de 5 a 10 minutos, antes ou depois, para praticar Mindfulness. Dessa forma, a prática será incorporada em sua rotina e os benefícios com certeza serão sentidos.

Mindfulness nas escolas e ambientes de trabalho

A implementação de práticas de Mindfulness em escolas e ambientes de trabalho está ganhando destaque. Programas educacionais e corporativos têm adotado a Meditação Mindfulness para cultivar ambientes com maior bem-estar e equilíbrio emocional, ensinando aos alunos e colaboradores técnicas que podem ser realizadas tanto dentro da sala de aula – ou escritório – como também em suas casas.

Se você se interessa pelo assunto, conheça nosso e-book “Mindfulness no Mundo Digital”. Um material completo, onde você terá acesso a práticas que te ajudarão a encontrar mais equilíbrio na era da conexão digital.

Conclusão

A Meditação Mindfulness é uma ferramenta poderosa para encontrarmos maior equilíbrio na era digital. Ao praticar Mindfulness, fortalecemos nossa capacidade de presença plena, passando a responder de maneira mais consciente aos desafios da hiperconectividade, com impactos positivos em nossa saúde mental e emocional.

Conte com a MindKids e encontre atenção, equilíbrio emocional, empatia e compaixão, através da Meditação Mindfulness!


Referências acadêmicas

Kabat-Zinn, J. (2003). Mindfulness-based interventions in context: Past, present, and future. Clinical Psychology: Science and Practice, 10(2), 144-156.

Creswell, J. D., & Lindsay, E. K. (2014). Mindfulness interventions. Annual Review of Psychology, 65, 491-524.

Semple, R. J., Lee, M., Rosa, D., & Miller, L. M. (2010). Mindfulness-based cognitive therapy for depression: A meta-analysis. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 78(6), 710-722.

Procurando por algo?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!