Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Meditação em idade escolar pode ajudar a diminuir os sintomas da depressão, afirma estudo belga

Cientistas da Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), Bélgica, realizaram um estudo para mostrar a relação entre a meditação e a qualidade de vida de estudantes do ensino médio. Mais de 400 estudantes do ensino médio aprenderam mindfulness e os cientistas descobriram que a prática foi responsável pela redução nos sintomas de depressão, ansiedade e estresse nos jovens. O resultado foi notado imediatamente e seis meses após o desenvolvimento do programa.
De acordo com os pesquisadores, os jovens que participaram do estudo (com idades entre 13 e 20 anos) ficaram menos propensos a desenvolver sintomas de depressão grave ou importante. O estudo, liderado pelo professor Filip Raes, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, é pioneiro na investigação dos efeitos da atenção plena sobre a depressão em uma amostra de adolescentes em um ambiente educacional.
Mindfulness é consciência que emerge quando prestamos atenção no momento presente, de maneira intencional, aberta e sem julgamento, o que auxilia na melhora dos sintomas da depressão, cuja origem pode estar em sentimentos negativos e em preocupação. A técnica de meditação ajuda a reconhecer esses sentimentos rapidamente e agir a respeito antes que eles se aprofundem.
Os dados do estudo mostram que, no grupo de alunos que praticou mindfulness, em apenas 15% foram detectados sintomas de depressão, estresse e ansiedade. No grupo de controle (que não praticou mindfulness), a porcentagem foi de 27%.
Seis meses depois, os sintomas atingiam em 16% dos que aprenderam mindfulness e 31% dos estudantes parte do grupo de controle.
Para os pesquisadores, estes resultados sugerem que mindfulness pode levar a uma diminuição dos sintomas associados à depressão e proteger contra o desenvolvimento de tais sintomas.

Referências bibliográficas:
Filip Raes, James W. Griffith, Katleen Gucht, J. Mark G. Williams. School-Based Prevenção e redução da depressão em adolescentes: um estudo controlado randomizado-Cluster de um grupo de programas Mindfulness Mindfulness (2013) .. DOI: 10,1007 / s12671-013- 0202-1. https://www.scholars.northwestern.edu/en/publications/school-based-prevention-and-reduction-of-depression-in-adolescent

Procurando por algo?

ÚLTIMAS POSTAGENS

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!