Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Entenda o conceito e a importância do protagonismo estudantil!

O protagonismo estudantil é uma ferramenta para que o aluno possa traçar a sua própria história educacional de forma autônoma, de acordo com sua vida, interesses, necessidades e habilidades. Isso significa que os estudantes são incentivados a assumir um papel central na definição dos objetivos de aprendizagem, na escolha das metodologias e recursos utilizados em sala de aula sendo assim o grande gestor da sua própria aprendizagem. 

Ele reconhece o aluno como alguém dotado de direitos e capacidades para participar do seu próprio processo de desenvolvimento pessoal e social. Porém, vale lembrar que este conceito não significa deixar que a criança ou o adolescente faça tudo o que quiser, mas sim considerar suas necessidades no processo de aprendizagem. Isso é importante, porque faz com que eles prestem atenção no que realmente gostam e aprendem mais facilmente.

Saiba mais sobre o conceito e práticas como Mindfulness

Qual a importância do protagonismo estudantil?

O protagonismo estudantil é totalmente diferente do ensino de modelo tradicional, onde o professor ensina e o aluno somente observa e “absorve” o conteúdo. 

Ser protagonista estudantil é fazer parte da sua aprendizagem, reforçando o compromisso do aluno com a sua formação integral, promovendo engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. 

Este conceito é importante, pois desenvolve a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.

O protagonismo é tão importante que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que ele deve ser estimulado do ensino básico até os anos finais de ensino, em todas as áreas do conhecimento.

Segundo o documento, ela “propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na realidade, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida”. 

Como aplicar o protagonismo estudantil?

As metodologias ativas são responsáveis por aplicar este protagonismo em crianças e adolescentes, independentemente do nível escolar.

Essas metodologias possibilitam que o educador pense em atividades diversificadas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, comportamentais e sociais. 

Para as crianças, uma forma de aplicar o protagonismo é por meio de materiais, brinquedos e livros à disposição dos alunos, para que elas possam conhecer e explorar, de forma livre e autônoma, essas possibilidades de ensino. 

Além disso, tanto para crianças ou adolescentes, há metodologias ativas e práticas como as de Mindfulness, que auxiliam educadores, estudantes e suas famílias a cultivarem importantes habilidades para a vida, como atenção, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. 

Qual o papel do professor na aplicação das técnicas?

As metodologias ativas colocam o professor como um mediador e facilitador do processo de aprendizagem, com práticas pedagógicas que envolvem os alunos, impulsionando-os a serem construtores e responsáveis pelo próprio entendimento, formando pesquisadores, com iniciativa, senso crítico, curiosidade, dentre outros.

O papel do professor é fundamental na aplicação das técnicas de mindfulness na sala de aula. 

Como um facilitador, o professor deve estar ciente dos benefícios e limitações da técnica, bem como dos requisitos e procedimentos para aplicá-la com sucesso. Além disso, ele deve estar atento às necessidades e capacidades dos alunos, adaptando a técnica às suas idades e interesses específicos. 

O professor deve ajudar os alunos a compreenderem o propósito da técnica e a importância da prática regular de mindfulness em suas vidas diárias. 

Também é importante que o professor forneça orientações claras sobre como realizar a prática e que incentive os alunos a manterem o foco e a atenção durante a meditação. O professor pode também adaptar a técnica de mindfulness para diferentes atividades, como exercícios de respiração e movimentos corporais, tornando a prática mais dinâmica e atraente para os alunos.

Além disso, o professor pode desempenhar um papel importante em fornecer feedback e encorajamento aos alunos durante a prática de mindfulness. 

Quais os benefícios do protagonismo infantil?

O estímulo ao protagonismo gera vantagens para todos os indivíduos que fazem parte do processo educacional, ou seja, para os alunos, professores, gestores, pais e responsáveis. 

Confira os principais benefícios:

  • Estímulo à criatividade

As práticas de desenvolvimento para o protagonismo estudantil fazem com que os alunos encontrem soluções para os desafios. Essa ação favorece a criatividade, já que pensar em soluções para um problema requer pensar além do que está ao seu alcance.

Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público. 

  • Senso de autonomia

A autonomia é a principal habilidade desenvolvida nessa metodologia ativa. 

Promover a autonomia é saudável, pois auxilia no desenvolvimento de competências socioemocionais, ajudando no sistema motor, cognitivo e nas experimentações, enriquecendo o repertório, os relacionamentos interpessoais, as habilidades socioemocionais e a maneira de enxergar o mundo.

  • Engajamento em sala de aula

Uma das principais vantagens do protagonismo infantil é o aumento do engajamento em sala de aula. Quando as crianças se sentem mais envolvidas e responsáveis por sua própria aprendizagem, elas tendem a ficar mais motivadas, respeitadas  e valorizadas pelos adultos. Isso faz com que  fiquem interessadas nas atividades escolares. Isso pode criar um ambiente de confiança e respeito mútuo entre crianças e professores, que é essencial para o sucesso educacional.

  • Senso de responsabilidade

O conceito protagonista faz com que o aluno possua responsabilidade com o seu próprio desenvolvimento e aprendizado. É uma postura que não exige a renúncia de brincadeiras e momentos de lazer, mas se encontra integrada à maneira como o seu aprendizado acontece. 

E, além dos benefícios no ambiente escolar, é possível ver um desenvolvimento do indivíduo na sociedade, com opiniões e decisões ativas, empatia com outras pessoas, capazes de se autoconhecerem e de desenvolverem habilidades socioemocionais com maior facilidade e com uma excelente maneira de melhorar a autoestima. 

A prática de Mindfulness

A prática de Mindfulness na educação é uma abordagem pedagógica cujo objetivo é ajudar os estudantes a desenvolver habilidades socioemocionais por meio da prática da atenção plena e da conscientização do momento presente. Essa técnica pode ser aplicada em diversas áreas da educação, desde a educação infantil até a educação superior.

Mindfulness na educação pode ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como a capacidade de concentração, a resiliência emocional, a empatia e a compaixão. A prática também pode ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse em sala de aula, melhorando o ambiente da sala de aula e o tornando mais propício ao aprendizado.

Existem diversas maneiras de aplicar Mindfulness na educação, como a inclusão de práticas de meditação e respiração consciente em sala de aula, o uso de atividades que promovam a atenção plena, a incorporação de práticas de relaxamento e de reflexão, e o uso de jogos e outras atividades lúdicas que estimulem a prática da atenção plena.

Sobre a MindKids

A MindKids está desde 2016 ajudando a transformar a vida de educadores, profissionais da saúde, pais e as crianças com as práticas de Mindfulness, que auxiliam educadores, estudantes e suas famílias a cultivarem importantes habilidades para a vida, como atenção, equilíbrio emocional, empatia e compaixão.

A formação da MindKids é a única a trazer aos participantes um Currículo de Mindfulness, que conta com 80 planos de aulas alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais de 2.000 educadores e 45 instituições (públicas e privadas) já foram impactados positivamente com o trabalho da MindKids.

Se interessou e quer saber mais? Entre em contato conosco!

Procurando por algo?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!