Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Cada vez mais escolas levam Mindfulness para a sala de aula

Ter alunos mais atentos dentro da sala de aula já é realidade para muitas escolas. O programa de formação “Mindfulness para Ambiente Educacional”, oferecido pela MindKids, tem sido a chave para que muitas escolas criem uma atmosfera de mais atenção, foco, compaixão e equilíbrio emocional, não só para alunos, mas também para professores. 

Uma pesquisa recente mostrou que professores que participaram da formação sentiram-se 36% menos desgastados após a experiência. Para os alunos, os benefícios também são grandes. Um estudo feito nos EUA traz dados que demonstram que os professores notam mudanças positivas em sala de aula nos alunos que realizam práticas de atenção plena. Segundo o levantamento, 79% dos professores entrevistados veem melhoria na participação dos alunos.  

Esses são dados mensuráveis sobre a prática de Mindfulness que, de certa forma, explicam porque cada vez mais escolas aderem ao programa da MindKids. Diversas escolas vão manter em 2024 o trabalho iniciado em anos anteriores. 

O Centro Educacional Brandão (CEB), em São Paulo, por exemplo, trouxe a prática para a escola em 2021. Lá se vão três anos em que professores e alunos praticam regularmente Mindfulness. A continuidade do projeto é uma prova que a estratégia beneficia a todos no ambiente escolar. 

Bem-estar na escola

“Quando (os alunos) realizam a atividade (pedagógica) depois de terem praticado Mindfulness, é nítido que produzem melhor. A prática da meditação sempre soma”, afirma Nádia Cristina Oliveira, coordenadora pedagógico-educacional do CEB. 

Outras escolas, como Maple Bear Panamby, Global Me, Beacon School, Colégio Santo André, São Luis, Porto Seguro e Santo Américo, todas em São Paulo, também renovaram sua intenção de respirar para ter mais foco, compaixão e atenção plena. 

“Aqui, valorizamos os momentos de pausa, silêncio e relaxamento, como importantes oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da atenção, foco, concentração e autopercepção”, explica Camila De Mauro, pedagoga e diretora geral da Escola Santi, que também oferece o programa aos alunos.

Mindfulness pelo Brasil

O programa da MindKids espalha-se cada vez mais pelo Brasil. Além da Integra (MG), que vai continuar a oferecer o programa por mais um ano, escolas como Piaget (GO), Sarah Dawsey (RJ) e Dom Bosco (MA) começaram, em 2024, a levar Mindfulness para dentro da sala de aula. São novas escolas que aderiram ao programa e colherão os benefícios já notados por aquelas que já praticam o Mindfulness em sala de aula.

Faça como Aubrick, Higienópolis, Be Living e Santa Cruz que, entre outras, já trouxeram o Mindfulness para o ambiente escolar e notaram resultados importantes.

Procurando por algo?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!