Blog

Atenção plena à intenção

Atenção plena à intenção

Se você nos acompanha, deve estar familiarizado ou pelo menos ter ouvido falar em práticas como atenção plena ao corpo, atenção plena à respiração, atenção plena ao movimento. Mas, você já ouviu a expressão “atenção plena à intenção”? 

Intenção é um aspecto importante para a prática de mindfulness. De maneira simples, isso significa, a cada momento da vida, estarmos atentos ao que nos move; qual nossa motivação para realizar determinada ação em um momento específico. Investigar a nossa intenção, antes mesmo de partirmos para qualquer ação, nos ajuda a entender nossa real motivação para o que quer que façamos. 

Estarmos presentes e conscientes antes mesmo de realizar, contemplando e investigando nossa intenção, é o primeiro passo para conseguirmos nos conectar com nossos reais e mais íntimos propósitos. Desta forma, poderemos agir de acordo com nossos valores. Prestar atenção às nossas intenções é uma oportunidade para podermos alinhar nossas ações àquilo que realmente nos importa, antes mesmo de agir.  Assim, podemos viver de maneira mais coerente com aquilo que acreditamos dar sentido à vida. 

E esse alinhamento com nosso eu interno não é importante apenas quando vamos tomar grandes decisões, mas também nas decisões diárias e cotidianas. Por exemplo, o professor na sala de aula consegue perceber a intenção de um aluno que vá fazer uma pergunta ou questionar algo, mesmo antes de ele levantar a mão para pedir a palavra. Os sinais do corpo, dentro de um contexto específico, nos permitem “antecipar” a ação do aluno. Da mesma maneira, quando estamos atentos à nossa intenção, podemos investigá-la e refletir, mesmo que apenas por breves instantes, sobre ela. 

Quando nos conectamos com nossa real intenção, vamos à raiz das coisas. Isso nos permite alinhar ações e intenções, compreendendo que a mudança de uma intenção refletirá sobre a maneira como agiremos. 

Estar atento à intenção também nos permite sermos mais gentis conosco mesmos, porque, com o treino e o tempo, entendemos que, mesmo sem condições ideais, há espaço para realizar ações coerentes com nossos valores e propósitos, que vão nos satisfazer e nos deixar em paz conosco mesmos.  

E você, está atento às suas intenções?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!