Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

Ano novo, hábito novo

Como colocar a meditação na sua vida de uma vez por todas

Como colocar a meditação na sua vida de uma vez por todas

O novo ano começa e uma velha prática continua sempre em moda: fazer listas de resoluções para fazer a diferença nos próximos 365 dias. Ler mais, aprender uma nova língua, fazer exercício físico, ter uma alimentação mais saudável, meditar. As promessas de ano novo são comuns. Não cumpri-las, também.

Alguns registros históricos dão conta de que a tradição de fazer promessas de ano novo teria surgido na Babilônia, durante um festival religioso chamado Akitu. “Esta era uma comemoração anual que também celebrava o Ano Novo e era conduzida por representantes dos poderes político e religioso. Os diferentes momentos de sua realização eram desenvolvidos em espaços simbólicos distintos durante os doze dias de sua promoção”, explicam as pesquisadoras Maura Regina Petruski e Simone Aparecida Dupla, no trabalho “Ano Novo, Vida Nova: A Renovação como Festival de Akitu na Babilônia”.

A tradição é antiga e as promessas, comuns a muitas pessoas. Um estudo recente realizado por pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Estocolmo elencou as promessas mais comuns que as pessoas fazem quando um novo ano começa. Em geral, elas estão relacionadas a temas como saúde física e mental; desenvolvimento pessoal; trabalho e estudo; consumo; finanças; relacionamentos; hobbies e moradia.

Mindfulness

Por isso, não são poucas as pessoas que, ao começar um novo ano, decidem que vão começar a meditar. Afinal, a meditação melhora o foco e a atenção, reduz o estresse, contribui para melhorar a tomada de decisões e traz benefícios em vários aspectos da vida. Se você também é da turma que deseja de uma vez por todas colocar a meditação na rotina, preste atenção a este texto.

Separamos algumas dicas que podem ajudar. E, o melhor de tudo é que, ao contrário do que muita gente pensa, incluir a prática da meditação no dia a dia é simples e requer apenas alguma disciplina. Confira algumas dicas!

1 – Devagar se vai ao longe

Quando se trata de meditação, esta é uma máxima importante. Meditar um pouco por dia e fazer isso todos os dias é mais eficiente do que meditar apenas um dia, por muito tempo. Afinal, como lembra Daniela Degani, fundadora da MindKids, “meditação é um treino”.

2 – Escolha seu melhor momento

Definir um horário específico para a prática de Mindfulness oferece ao cérebro a sensação de compromisso. Por isso, entender em que momento do dia a prática se encaixa melhor na sua rotina é fundamental. Faça essa avaliação e crie consigo mesmo esse compromisso.

3 – Realize uma tarefa diária para praticar com atenção plena

Pode ser arrumar a cama, escovar os dentes ou pentear o cabelo. O importante é que, ao praticar aquela tarefa diária você se proponha a sair do piloto automático e preste atenção a cada movimento que faz. Isso ajuda a treinar o foco.

4 – Faça um diário

Nele, anote suas percepções sobre cada dia de meditação e como está evoluindo. Isso vai dar uma sensação concreta de que você está cumprindo a promessa – um gás a mais para continuar!

5 – Comemore seu progresso

Mindfulness não é uma competição. É perceber que a mente divaga naturalmente – que esta é a natureza da mente humana – e trazer o pensamento gentilmente de volta para o foco. Por isso, o progresso não é necessariamente “vencer uma etapa”, mas perceber como a meditação influencia em seu corpo: se você sente-se mais calmo, se em vez de reagir consegue parar e ponderar – nem que seja só por um instante – antes de responder.

6 – Pratique em grupo

Praticar Mindfulness com outras pessoas, assim como acontece com outras atividades, é uma forma agradável de dar continuidade e diminuir a vontade de “desistir”. Afinal, temos o apoio e incentivo de outras pessoas para seguir em frente, além da possibilidade de trocar experiências e conversar sobre um assunto em comum. Pensando nisso a MindKids criou o Clube de Prática com encontros semanais mediados por instrutores qualificados. Assim, a prática de meditação fica garantida, pelo menos uma vez por semana, de uma forma gostosa e leve.

E você, tem alguma dica de como incluir a meditação na rotina? Compartilhe com a gente!

Procurando por algo?

ÚLTIMAS POSTAGENS

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!