Venha participar do nosso evento.

Evento gratuito!

Blog

36% menos desgaste no fim do dia – como esses professores conseguiram?

Programa de 12 semanas beneficia professores e alunos

 

Se alguém perguntasse a você, em uma escala de 1 a 10, como anda sua capacidade de prestar atenção, qual seria a sua resposta? Para muita gente, este é um aspecto difícil de medir. No ambiente escolar, o que se sabe é que professores têm uma rotina que gera estresse e desgaste e que isso impacta também os alunos. Por isso, escolas privadas e públicas (por meio das secretarias de Ensino Municipais) têm, cada vez mais investido em Mindfulness para melhorar as condições de ensino.

É claro que esse tipo de investimento precisa ser justificado. E uma das formas de fazer isso é mensurar a atenção. Mas, como? Pesquisadores criaram uma escala capaz de medir a capacidade de estar atento a algo. Ela se chama Escala de Atenção e Consciência Plena (MAAS, em inglês Mindful Attention Awareness Scale).

Foi usando esta escala com a Secretaria de Ensino de Tarumã (SP) mostrou que, após as 12 semanas da formação “Mindfulness para Ambiente Educacional”, oferecida pela MindKids, o desgaste dos professores que participaram da formação diminuiu em 36%. E o melhor: esta não é a única cidade onde os benefícios da prática de Mindfulness já foram comprovados.

Tarumã

No ano passado, a MindKids foi convidada pelas Secretarias de Educação de Tarumã a promover sua formação no município. A ideia era trabalhar as competências socioemocionais que o BNCC elenca, privilegiando a formação de professores que, então, seriam multiplicadores da prática. “No momento estamos vivenciando, sabemos que apenas o currículo comum não dá conta de desenvolver essa parte que meditação trabalha”, diz Sandra Regina de Almeida Moura, secretária de educação de Tarumã.

Na cidade, que fica na região oeste do  Estado, a formação foi oferecida a educadores de duas escolas, que assim receberam capacitação para atuar com alunos dentro das salas de aula. Foram 25 profissionais no total, um grupo que leva a prática a 330 alunos, em aulas diárias e momentos coletivos. No ano de 2023 o projeto vai se ampliar: um novo grupo de educadores deve ser formado, para levar Mindfulness para mais de 400 crianças matriculadas na rede estadual.

Sandra acredita que “a MindKids trouxe aspectos muito importantes para uma educação integral, algo que numa grade comum não se consegue privilegiar”.  Ela mesma fez a formação e afirma ter sentido os benefícios. “Mindfulness auxilia muito no exercício diário de se concentrar para realizar as tarefas, impacta a forma de agirmos, melhora a impulsividade e a ansiedade”.

Segundo Sandra, depois de implementar Mindfulness nas escolas da cidade, problemas como estresse de professores, falta de foco dos alunos e dificuldades de concentração e atenção foram amenizados, trazendo benefícios para alunos e professores dentro do ambiente escolar.

Assis

Já em Assis, também na região oeste do Estado, a formação da MindKids foi oferecida a gestores, com o objetivo de levar bem-estar e melhorar o autocontrole dos profissionais por meio de Mindfulness. “Após a pandemia do novo coronavírus, estávamos todos fragilizados e estressados. Mindfulness não é só relaxamento. Ele atua no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e comportamentais, no autoconhecimento. Nós identificamos que era preciso cuidar dos gestores e dos coordenadores para que os benefícios chegassem às crianças”, afirma Graziela Cristina de Oliveira Holmo, supervisora de ensino da Secretaria de Educação de Assis.

No total, 80 profissionais – entre coordenadores, diretores, supervisores de ensino, assistentes técnicos pedagógicos e assessores pedagógicos – participaram da formação. Eram oficinas de 90 a 120 minutos, realizadas antes das reuniões de trabalho.  O município agora estuda criar um projeto piloto para mensurar resultados do trabalho junto aos alunos.

“Gosto do trabalho humanizado, luto pelas relações na área de educação, pois só estamos bem em uma relação quando estamos bem conosco mesmos”, explica Dulce de Andrade Araujo, secretária de educação de Assis. Para ela, “Mindfulness traz o benefício de percebermos a consciência de cada ação e cada atividade. Ele nos ajuda como pessoas vulneráveis a ter preparo interno e a não adoecer por causa de trabalho; a estarmos bem conosco mesmos”.

Dulce acredita que o contexto da pandemia fragilizou e afastou as pessoas. Por isso, é fundamental, neste momento, fortalecer vínculos. “Queremos ajudar os professores a enfrentar os desafios de maneira mais tranquila e otimista. Porque é preciso construir a consciência de que o professor, como formador, só pode oferecer uma educação de qualidade quando está bem. E isso reflete no desenvolvimento de uma sociedade mais empática, solidária e de paz”.

Você gostaria que seus educadores também se sentissem 36% menos desgastado no fim do dia? Entre em contato conosco e saiba como funciona nossa formação de Mindfulness para Ambiente Educacional.

 

Procurando por algo?

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!