Blog

Esteja preparado para a volta às aulas com Mindfulness

O ano letivo está só começando…. e você, está animado para mais uma jornada? Promessas estão no ar, novos materiais didáticos, novos alunos, novos desafios. Mas, se você é professor já há algum tempo, sabe que nem tudo são flores.

Porque é normal que haja estresse dentro da sala de aula. Alunos indisciplinados, dias em que não conseguimos deixar os nossos próprios problemas do lado de fora, assuntos mais complexos a tratar, pressões dos pais.

Por outro lado, ser professor é, na origem dessa escolha, preocupar-se com o outro, desejar fazer o melhor, doar-se e incentivar o aprendizado. Empatia e compaixão são valores fundamentais para quem escolhe ensinar – em outras palavras, ajudar o outro a desenvolver-se. Mas ajudar também pode ser bastante cansativo, pois exige preparo emocional e psíquico. Para doar-se com tanta profundidade, é preciso que o professor esteja bem consigo mesmo. Apenas quando estamos bem podemos ajudar o outro e fazê-lo sentir-se bem.

Essa é a razão pela qual é importante preparar-se para toda a diversidade de emoções e de situações que, inevitavelmente, acontecerão durante 2020. Seja você professor da educação infantil, ensino fundamental 1, 2 ou do ensino médio. Preparar-se, nesse caso, significa cuidar-se. O autocuidado nos ajuda a ficar bem e em equilíbrio física, mental e emocionalmente.

Comer e dormir bem, exercitar-se e praticar mindfulness são algumas das atividades que nos inspiram a estar melhor conosco mesmos. É quase imperceptível o como isso acontece: mas o corpo e a mente se beneficiam grandemente de uma alimentação de qualidade, de dormir o número suficiente de horas e de praticar exercícios físicos. Afinal, o corpo foi feito para estar em movimento! Já a mente, esta precisa de pausas. Pausas que, em razão dos inúmeros estímulos tecnológicos e do nosso atual modo de vida estão cada vez mais raras. Mindfulness é uma oportunidade de pausar, de prestar atenção plena, sem pressa e sem outros estímulos, a aspectos simples e internos: nossa própria respiração, nossos próprios pensamentos.

Por isso, desconectar um pouco e deixar o celular de lado é importante de vez em quando. Tente por alguns minutos, ou por um período inteiro do dia, se puder. Você possivelmente vai sentir a ansiedade diminuir e o tempo fluir mais gentilmente.

Criar uma rotina mental para uma habilidade à qual precisamos recorrer com frequência é bastante importante. No caso dos professores, o foco e a atenção são duas habilidades fundamentais, para seguir com as aulas e atender os alunos mesmo quando algo sai fora do planejado. Esses momentos são sempre de pressão, e por isso é duplamente importante treinar a mente para passar por eles.

Esta prática, sugerida pela professora graduada na Mindful Schools Ellen Carlton, pode ajudá-lo a aprender como agir melhor sob pressão. Ela chama-se Mindful Reset e é um exercício de visualização para momentos em que estejamos sob pressão.

Passo 1: Repare

Se você percebeu ou sentiu nervosismo ou ansiedade, pare e repare nessa sensação. faça uma pausa e reconheça que pensou em algo futuro que pode não ser bom.  Comece a investigar em que parte do corpo esse pensamento ecoa e que sensação ele traz. Tente ser o mais específico possível. Suas costas doem? Explore essa sensação e perceba como ela muda durante a observação.

Passo 2: Permita

Permita que esses pensamentos venham, entenda que isto não é errado e que é normal ter esse tipo de pensamento.

Passo 3: Refoque

Volte ao foco. Pare e faça algumas inspirações e expirações profundas e atentas (mindfulness) e mude seu foco para o corpo. Pode ser o pé ou outra parte do corpo. Então, prepare-se para continuar o que estava fazendo, sentindo-se mais calmo.

Gostaria de adotar essa prática em sua escola?
Veja aqui como a MindKids pode te apoiar!