fbpx

Crianças e
Adolescentes

Meditação e melhor desempenho nos
relacionamentos pessoais e escolares.

 

CRIANÇAS

Porque meditar com as crianças?
São muitos os motivos pra meditar com as crianças, confira abaixo alguns deles:

1) Porque existem habilidades importantes para a vida e que, geralmente, ninguém nos ensina.
É tão comum dizermos as crianças ‘presta atenção!‘ – quando estão em seus momentos de distração. Ou então: ”você precisa se acalmar!”- durante seus ataques de braveza. A meditação pode ajudar as crianças a estarem mais atentas, a se acalmarem quando assim desejarem e cultivar as qualidades do coração.

ESPAÇO

CADASTRE-SE AQUI para receber informações sobre cursos e workshops smile

2) Porque ao ser capaz de reconhecer ”o que está acontecendo comigo agora” a criança lida melhor com suas emoções.
Com frequência, a mente está divagando sobre tantos assuntos, passado ou futuro, preocupações e ansiedades, e acabamos não prestando muita atenção no que está acontecendo no momento presente.
Podemos nem notar as emoções aflitivas surgindo. Só nos damos conta quando fomos já totalmente arrebatados por elas (seja raiva, medo, tristeza) e tomamos alguma ação da qual depois nos arrependemos. Tudo isso acontece também com os pequenos. Ao estarem mais conectadas consigo mesmo, as crianças são capazes de sentir as emoções surgirem e lidar melhor com elas.

3) Os efeitos da meditação em crianças estão sendo estudados, com achados interessantes:
Melhoria na capacidade de prestar atenção, calma e auto controle, participação em aula e respeito pelos outros ( estudo com mais de 700 estudantes do segundo e terceiro ano do ensino fundamental que aprenderam a meditar em suas escolas @MindfulSchools)
Melhoria na atenção e o controle dos impulsos em crianças diagnosticadas com TDAH (estudo com crianças de 8 a 12 anos publicado no @The Journal od Child and Family Studies)
Melhoria na memória de trabalhodiminuição dos momentos de distração e aumento de notas em provas (estudo clínico randomizado @ Universidade da Califórnia em Santa Barbara)

4) Tá, já entendi que é legal! Mas qual criança vai ficar sentada quieta por 15minutos.
Provavelmente nenhuma. Ou muito poucas. E nem precisa. A meditação com crianças é praticada de uma forma breve e lúdica.
Veja aqui neste post como se preparar para meditar com as crianças 🙂 E depois só praticar!

Ou se preferir cadastre-se aqui para receber informações sobre cursos e workshops.

ADOLESCENTES

Como adolescentes poderiam se interessar por meditação?

A adolescência é uma fase de muitas mudanças e são muitas questões com as quais um adolescente tem de lidar, o que pode resultar em uma inquietação constante. Talvez  por isso podemos acreditar que meditação não é para adolescente; que eles não conseguirão se concentrar, ter atenção plena e se desconectar em um ambiente hiperconectado em que vivem.

Mas, na verdade, mindfulness é uma opção muito interessante, que pode auxiliar na melhoria do foco e concentração e até mesmo na redução do estresse e da ansiedade, desde que a proposta esteja adaptada para essa faixa etária, como por exemplo, no programa da Mindful Schools/EUA aplicado pela MindKids em escolas e grupos são usadas analogias e exemplos cotidianos de sua vida real: a ansiedade na véspera da prova ou antes de um evento importante qual irão se apresentar (artístico ou esportivo), a insegurança, os questionamentos sobre amizade. Nesta faixa etária, é possível também introduzir mais informações sobre neurociência, pesquisas, estudos e dados científicos relacionados a meditação mindfulness.

Quando meditam em grupos ou sala de aula da escola, existe respeito pelo espaço e quem não deseja realizar a prática convive harmonicamente com quem a pratica. Muitos, inclusive, incentivamos pelo grupo, passam a praticar a meditação, algo que, individualmente, talvez não fizessem. Isso porque a interação e a troca de experiências é intensa, assim como é intensa a fase pela qual eles estão passando.

A Dani explica neste vídeo:

Gostou? Confira aqui nossos próximos cursos e workshop, clicando aqui.

 

Meditação direcionada para:

 

Escolas

É incrível o resultado que tivemos ao aplicar a meditação no ambiente escolar para alunos de diversas faixa etárias e diferentes classes sociais.

Pais e Mães

A prática da meditação ajuda pais e mãesa se sentirem mais bem-sucedidos em seus papéis e também na criação de filhos mais tranquilos e felizes.

Professores

Quando os professores meditam, não apenas colhem benefícios pessoais como redução de estresse, mas as escolas como um todo se beneficiam.